" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Primeira experiência


Pessoal, desejo a cada um de vocês um bom trabalho neste espaço de aprendizagem, contribuições, reflexões, expressões, discussões... Enfim, o nosso espaço sociológico.

Começaremos nossa caminhada através do seguinte texto:


OS SONHOS DOS ADOLESCENTES

por Contardo Calligaris


Ao longo de 30 anos de clínica, encontrei várias gerações de adolescentes (a maioria, mas não todos, de classe média) e, se tivesse que comparar os jovens de hoje com os de dez ou 20 anos atrás, resumiria assim: eles sonham pequeno.

É curioso, pois, pelo exemplo de pais, parentes e vizinhos, os jovens de hoje sabem que sua origem não fecha seu destino: sua vida não tem que acontecer necessariamente no lugar onde nasceram, sua profissão não tem que ser a continuação da de seus pais. Pelo acesso a uma proliferação extraordinária de ficções e informações, eles conhecem uma pluralidade inédita de vidas possíveis.

Apesar disso, em regra, os adolescentes e os pré-adolescentes de hoje têm devaneios sobre seu futuro muito parecidos com a vida da gente: eles sonham com um dia-a-dia que, para nós, adultos, não é sonho algum, mas o resultado (mais ou menos resignado) de compromissos e frustrações.

Um exemplo. Todos os jovens sabem que Greenpeace é uma ONG que pratica ações duras e aventurosas em defesa do meio ambiente. Alguns acham muito legal assistir, no noticiário, à intrépida abordagem de um baleeiro por um barco inflável de ativistas. Mas, entre eles, não encontro ninguém (nem de 12 ou 13 anos) que sonhe em ser militante do Greenpeace. Os mais entusiastas se propõem a estudar oceanografia ou veterinária, mas é para ser professor, funcionário ou profissional liberal. Eles são "razoáveis": seu sonho é um ajuste entre suas aspirações heróico-ecológicas e as "necessidades" concretas (segurança do emprego, plano de saúde e aposentadoria).

Alguém dirá: melhor lidar com adolescentes tranqüilos do que com rebeldes sem causa, não é? Pode ser, mas, seja qual for a qualidade dos professores, a escola desperta interesse quando carrega consigo uma promessa de futuro: estudem para ter uma vida mais próxima de seus sonhos.

Aparte: por isso, aliás, é bom que a escola não responda apenas à "dura realidade" do mercado de trabalho, mas também (talvez, sobretudo) aos devaneios de seus estudantes; sem isso, qual seria sua promessa? "Estude para se conformar"?

Conseqüência: a escola é sempre desinteressante para quem pára de sonhar.

Em princípio, os jovens interpretam o desejo (inconsciente) dos pais e herdam os sonhos reprimidos atrás das vidas (fracassadas ou bem-sucedidas, tanto faz) dos adultos. Aquela fala chata dos pais, que evocam as renúncias que foram necessárias para conseguir criar os filhos, aponta o caminho de aventuras menos sacrificadas. Há uma guitarra empoeirada no sótão do comerciante ou do profissional cujo filho quer ser roqueiro. O que mudou? Duas hipóteses.

É possível que, por sua própria presença maciça em nossas telas, as ficções tenham perdido sua função essencial e sejam contempladas não como um repertório arrebatador de vidas possíveis, mas como um caleidoscópio para alegrar os olhos, um simples entretenimento. Os heróis percorrem o mundo matando dragões, defendendo causas e encontrando amores solares, mas eles não nos inspiram: eles nos divertem, enquanto, comportadamente, aspiramos a um churrasco no domingo e a uma cerveja com os amigos.

É também possível (sem contradizer a hipótese anterior) que os adultos não saibam mais sonhar muito além de seu nariz. Ora, a capacidade de os adolescentes inventarem seu futuro depende dos sonhos aos quais nós renunciamos. Pode ser que, quando eles procuram, nas entrelinhas de nossas falas, as aspirações das quais desistimos, eles se deparem apenas com versões melhoradas da mesma vida acomodada que, mal ou bem, conseguimos arrumar. Cada época tem os adolescentes que merece.

(CALLIGARIS, Contardo. Os sonhos dos Adolescentes. Folha de São Paulo, 11 jan. 2007. Ilustrada, p. E10)


  • Será que o Calligaris tem razão? Os jovens só querem um emprego seguro e bem pago, e nada mais? Será que os adolescentes/jovens de hoje não possuem a capacidade de reagir frente às injustiças sociais, à degradação ambiental, à corrupção, à violência e outras graves situações sociais?

53 comentários:

Rosemeire Antonio Bassi disse...

Estou entusiasmada com a possibilidade de textos excelentes, com boa redação e boa argumentação. Caprichem!

anabiia disse...

[i] Bom... Por um lado creio que sim, pois me pareçe que os jovens de hoje em dia não precisam de nada, além de um bom emprego, e um salário que dê para se sustentar e comprar coisas de suas necessidades.:D - Mais eu por exemplo penso muito na questão ambiental... Acho que os jovens poderiam se enteressar mais pelo o que estão fazendo no mundo, etc...
- Bom é isso, beijos Rose .
Por: Ana Beatriz da Cunha :*

Unknown disse...

Calligaris tem razão, porque hoje muitos jovens só querem saber de ter um bom emprego e bem pago, mas nem sempre se preocupão de correr atrás disso.Penso que os jovens de hoje em dia não estão mais se preocupando em ajudar a sociedade e muito menos o ambiente, não se importão de fazer a sua própria parte.
Precisamos ser mais atentos e ajudar não só a sociedade, mas também temos q fazer a nossa parte em relação ao ambiente e acho que se queremos alguma coisa e um bom emprego temos que correr atrás e garantir o nosso fturo.
*Acho que é só
bjos
Por: Isabella Maria Pedro Machado

Anônimo disse...

Ele tem razão, pois os jovens de hoje em dia, muitas vezes, não se preocupam de fazer uma faculdade, do que eles mais se adaptam ou gostam, por exemplo, eles se preocupam em ir atras do que tras dinheiro para eles... Os jovens não vão atras de ajudar ninguém, de criar ONG's para ajudar as pessoas, por exemplo, não se preocupam se o que eles estão fazendo é bom ou não para o meio ambiente. Se nós queremos um futuro mais digno, sem corrupção, violência, mortes e etc, nós temos que fazer acontecer; e não esperar que outras pessoas façam por nós...
Beeijooos*
Por: Larissa Luana Milcharek

Juh Sorpilli disse...

Rose eu acho que os jovens de hoje não ligam pro proximo, eles não pensão no amanhã, querem um emprego: bom, que ganhe muito dinheiro e trabalhe pouco.
Eles, nós não nos ajudamos e muito menos ajudamos o meio ambiente.Pensamos e agimos como se não tivesse o amanhã e porisso que mundo está assim.
Então devemos agir enquanto é tempo!
Deicho a pergunta: Se nos os jovens não fizermos nada quem irá fazer?!
bom acho que é isso, espero que goste.
Obrigada
Beijos Rose
Por: Juliana Carolina Sorpilli =*

Sociologia disse...

Não concordo plenamente com o escritor.
Pois os jovens querem um trabalho fácil, que ganhe muito, sem se importar se vão prejudicar os outros e se estão fazendo o que gostam.
Os jovens só se importam com as questões sociais, econômicas e ambientais quando estas os atingem, pois são seres egoistas e acomodados.
Precisamos mudar isto..............................

Por: Isabella Ferracini Fouto

Sociologia disse...

Muitas pessoas querem apenas uma vida onde tudo é rapido e pratico,ou seja,onde não se trabalha muito,mas que ganhe bem.Pessoas desse perfil não estão tendo amor pelo próximo,não o da a atenção necessária.
Já com outras pessoas a situação é diferentemuitas pessoa querem ter uma vida boa sim,mas ajudando ao próximo,não querendo passar "por cima" das pessoas....

Muitos precisam mudar....

Por:Tayla Carolina da Silva

Anônimo disse...

Ah,depende,hoje em dia tem muitos jovens que não estão preocupados com os estudos, que só querem um trabalho e nada mais,mas acho que não são todos,hoje muitos querem estudar,pra no futuro ter uma boa profissão e ter sonhos realizados! Acho que hoje também,muitos jovens não se preocupam com essas questões da corrupção ,da violência e tal,mas acho que uma parte é culpa da sociedade que está caminhando do mesmo jeito,não acho que isso seja só os jovens...Em geral,acho que todos nós temos que mudar,pra tentar tornar um mundo melhor para o nosso futuro!

beeijos
;*

Anônimo disse...

Calligares tem razão, porem depende da cultura desse jovem, muitos jovens só querem um emprego que lhe pague bem... um dia um amigo meu disse "nossa meu trabalho é tão legal, eu chego la 13h-18h mais hoje mesmo, não tinha o que fazer e fui embora ás 4h..." não tinha o que fazer ? O.o que trampo inútil ;P.
Os jovens de hoje tem sim o poder de reagir frente às injustiças sociais... mais ele está "acomodado".

Anônimo disse...

Eu acho que de certa forma Calligaris tem razão sobre os jovens de hoje, alguns não se preocupam com coisas que poderiam 'mudar o mundo', mas sim pelo meio onde vive, ter um emprego bom, uma família etc. Mas existem pessoas que são capazes de sonhar mais alto, visando sempre o futuro do planeta, hoje em dia são poucas pessoas que tem essa visão. Antigamente os jovens eram muito mais decididos a protestar contra o governo, lutar contra melhorias na educação, mas nos dias de hoje os jovens só se preocupam consigo próprio se esquece que o mundo em que ele vive depende dele pra ser melhorado.
Por: Artêmio Cassol Neto

Anônimo disse...

Por um lado Calligaris tem razão, pois hoje em dia, os jovens estão mais interessados com o seu próprio bem estar, esquecendo do mundo onde ele vive. Para a maioria dos jovens, o mais importante é ter um emprego com um bom salário para se sustentar e se manter, mas ainda existem jovens como antigamente, que pensam no futuro do planeta, no meio ambiente, ou seja, pensam num futuro melhor para todas, em fazer diferença.
Por: Caroline Delivio Zappielo

Unknown disse...

Bom, Calligaris tem Razão, quando fala que os jovens de hoje em dia só estão preocupados , com o seu Futuro , só querem ter um emprego Bom,e um salário que pague tudo o que quer.
Eles, podem até ver ,e falar que estão preocupados com a natureza , mas não querem mexer um dedo para salva-la.
Os jovens deveriam se interesar, mais, pq eles não tem noção doque eles podem fazer.
No dia de Hoje os Jovens estão mais destruindo do que ajudar a natureza!
Eles podiam ouvir os mais velhos, quando o mundo era antes e como é agora! Para poder melhorar .

Por:Danhara Nathany Longhi

Anônimo disse...

Bem, como Calligaris disse, eu concordo, pois, cada época possui uam geração de adolescentes que agem e sonham de maneiras diferentes. Ex: Na época dos meus avós existiam poucas maneiras de adquirirem informações, na geração dos meus pais, as informações eram escassas também,  já na minha geração possuímos coisas muito atualizadas e modernas. Contudo isso estamos muito mais abertos a informação e conhecimentos e muitos dessa geração não ligam muito para seu futuro profissional, pois, como Calligaris disse hoje estão com poucos "sonhos".Por:Guilherme Treuk Baena.

Mandy Catherine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mandy Catherine disse...

Atualmente os jovens se atêm apenas àquilo que lhes é conveniente. Há raras exceções. Mas a maioria quer o bom da vida sem questionar uma possível retribuição de algo de si para o que ocorre a sua volta, e se vivemos em sociedade isso é essencial. Segundo Callegaris, os adolescentes estão remasterizando o sucesso ou fracasso de seus pais, em parte não deixa de ser verdade, nos acomodamos. Como adolescente eu diria que muitos jovens, vivem numa redoma, suas preocupações não vão além de seu círculo de amigos, seu meio, não vêem que o planeta pede socorro, que além dos nossos quintais há sofrimento, discriminação, violência, fome... mas seus únicos objetivos no momento é o medíocre sonho de "ser popular", ter o carro do ano, e outras coisitas mais.Não é proibido sonhar com um emprego seguro e bem pago, mas a mola propulsora deve ser a perspectiva de que nossos sonhos profissionais possam ainda que de forma singela provocar reações frente aos problemas sociais. Para saber a força da juventude, basta rever a história do Brasil, e veremos sua atuação no passado. Quem dera nos engajássemos em movimentos sociais e políticos despertando em nós a cidadania, direitos e deveres; à exemplo daquelas ONG’s que se preocupam com os seres mais ínfimos e pequeninos..., encontraríamos em nós a necessidade de interagir, reconhecer que o homem não é uma ilha. Haveria uma sociedade justa e preocupada com o respeito à dignidade humana.
Por: Amanda Catherine Luciano

Anônimo disse...

Por um lado ele tem razão , mais por outro os jovens de hoje quase não escutam os mais velhos (exemplo: pai, mãe, avós, avôs e etc..), mas isso vai mudar e pra melhor, os jovens vão obedecer (escutar) os mais (velhos) se os jovens fizerem isso tudo que eu falei, eles vão ter um bom e um ótimo futuro.
Rose bjs..
I LOVE YOU
Por: Erick William Chiarelli Kovalczuk

Sociologia disse...

Calligaris tem razão nos dias de hoje os jovens só querem saber de ter um trabalho bom que dê para ele fazer as coisas que mais gostam,não pensam em outras coisas como a questão ambiental,que está se agravandocada vez mais e daqui um tempo por exemplo a aguá já está acabando,e eu acho que nós temos que nos preucupar com coisas mais importantes,como essa.

Por:Gabriel Toldo

Anônimo disse...

Penso da seguinte maneira:todos sonham com um emprego seguro que possa satisfazer as nossas necessidades,todos temos sonhos,nesse grupo "todos" os jovens também estão presentes.
O problema é que muitos esquecem que a vida não é asim,não é só isso...
Há a necessidade de entender que se não temos uma base social boa,ou seja,se não temos políticos que defendam nossos interessese direitos de cidadãos,nenhum de nossos sonhos poderão se realizar.
Acho que os jovens poderiam sair ás ruas como nossos pais já fizeram e tentar tirar essa má impressão quea maioria das pessoas tem sobre os jovens.
Beijoss*

Sociologia disse...

Calligaris tem Razão sim, pois os jovens só estao pensando em dinheiro,num futuro muito bom e esquecendo das outras coisas.
Os jovens poderiam se enteressar mais pelo o que estão fazendo com o mundo, com suas atitudes.Para termos também um futuro bom,devemos pensar mais na natureza,nossa familia e nao apenas em dinheiro.
Os jovens de hoje nao se preocupam mais com os outros, em fazer doações, ajudar quem precisa,se manifestar contra algo.Devemos pensar e agir mais sobre esses e outros assuntos!

Sociologia disse...

Calligaris tem razão os jovens sonham pequeno, eles só querem dinheiro rápido e fácil. Nos dias de hoje eles tem como deixar o seu futuro e o do planeta Terra em condições para que outras gerações vivam nele, mas eles não pensam que se eles não cuidarem do futuro agora esse futuro pode não existir amanhã. Calligaris falou dos jovem generalizando, mas sabemos que há pessoas que se preocupam com o meio ambiente e as questões sociais que envolvem a nossa sociedade. O texto me ajudou a pensar sobre os meus conceitos com relação a esses problemas, espero conseguir ser uma pessoa justa e sonhadora agora.
Por: Kaory Ferreira Kitagawa

Sociologia disse...

Acho que tem muitos jovens hoje em dia que não se preocupam com outras coisas a nao ser uma roupa de marca, um carro importado e etc.. Mais para outros jovens muda totalmente não se importa muito com essas coisas e alem disso se preocupam muito com o meio ambiente. Mais hoje os jovens nao querem saber mais de nada. Acho que deveriamos comecar a nos preocupar mais nem todos pensam assim.
Bom essa é minha opinião
;D
Thaís Prevital

Unknown disse...

Bom...Eu acho que Calligaris tem razão, os jovens de hoje são acomodados, pois recebem tudo de " mão beijada" dos seus pais.
Eles não querem lutar por um ideal, a única coisa que eles querem é um bom emprego, uma boa casa, o celular da moda...Não se preocupam com as questões ambientais ou até mesmo política, por isso o mundo está assim, uma "baderna". E a tendêcia disso tudo é piorar cada vez mais. Enfim como Calligaris disse " Cada época tem o adolescente que merece!!
Por Rafaela Gasparotto Moser =)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Acho que ele tem razão, pois a maioria dos jovens de hoje querem apenas um objetivo na vida, que é
ter um emprego ganhando um bom salário. Acho que nos não devíamos nos preocupar com apenas nossos prazeres mas também com outras coisas para melhorar o mundo.
:D
Por: Andrei Oláh de Almeida Lima

Unknown disse...

Eu acho que o Calligaris tem razão, pois muitos adolencentes de hoje em dia estão pensando num emprego(que ganhe um bom sálario)e no dinheiro pra eles..
Então eu acho que os adolecentes tem que mudar um pouco a opinião deles, para nós ter um mundo melhor pra o nosso futuro! =D

Anônimo disse...

Calligaris tem razão, pois os adolescentes de hoje se preocupam muito com aparência, com dinheiro, e coisas materiais, eles não pensam se vão gostar do emprego, não fazem por prazer, fazem pelo dinheiro. É claro que por um lado temos que pensar no dinheiro, pois é com ele que sobrevivemos, mais nem tudo gira em torno daquilo, eu acho que deveríamos pensar mais nos nossos sentimentos e se estamos nos sentindo bem no que fazemos, e os adolescentes de hoje tem tudo muito fácil, tudo são seus pais que dão, são muito dependentes. Deveríamos pensar mais no próximo, e muitos mudar seus pensamentos, para termos um futuro melhor.

Por: Giovanna Simonetti.

Anônimo disse...

Em parte caligares tem razão os jovens de hoje sabem q podem fazer coisas diferentes de seus pais.E é verdade que a maioria dos jovens de hoje só procuram um emprego bem pago...
nisso ele tem razão.Mais hoje ainda tem pessoas que procuram fazer o que gostam !!!!

Hoje muitos jovens preferem ficar sentados vendo que muitas pessoas estão fazendo coisas erradas poluindo a natureza corrupção violencia e etc: ,porque acham isso mais facil do q tentar mudar uma coisa quase impossivel q ja é "cultura" se é que podemos nos expressar assim !!!!

ass:Talis

Anônimo disse...

A maioria dos jovens hoje em dia está apenas preocupada com o emprego seguro e bem pago! Mas também tem aqueles jovens que estão interessados nas questões do meio ambiente, pensam sempre em melhorar sua vida, não ficar parado como os outros pensando que a vida é só um “emprego seguro e bem pago”! Esses jovens que têm a capacidade de pensar além do seu próprio nariz, são os jovens que tem capacidade para enfrentar as injustiças sociais, a corrupção e entre outros problemas presentes em nossas vidas! Bom Rose, é isso que eu penso!

Por: Gabriel Vinícius Antonio

Sociologia disse...

Não concordo completamente com Calligaris , pois hoje em dia há muitos jovens interessados no estudo . Mas nem todos se preucupam em ir atráz de seus objetivos . Hoje a sociedade não esta tão unida como antigamente , que fazia protestos e manifestações para melhoria do mundo . A maioria ficam alheios a tudo que acontecem no mundo , fazendo o que querem , acompanhando a modernidade que o mundo oferece . !!!

Por: Tayná Figueira

Anônimo disse...

Calligaris está certo no que diz em seu texto.
Os jovens pensam em estudar para no futuro ter um emprego assegurado, ganhar um bom salário para garantir o sustento de sua família e muitas mordomias!
Mas também existem os jovens que pensam ao contrário. Pensam em defender o meio ambiente e sabem se defender diante das injustiças sociais etc.

Por: Ruan Guilherme Marin

Sociologia disse...

bom... eu acho que os jovens de hoje em dia só pensam em dinheiro e mas nada, o fato é que eles nao querem fazer uma faculdade pra comseguir o que querem. No pensamento deles é trabalhar, ganhar bastante dinheiro, comprar o que querem e mais nada, eles nao pensam no futuro de nós e nem deles mesmos.
é isso Rose...
bjoOs =*
Por:Bruna Stephanie ;)

Anônimo disse...

Calligaris não tem razão, pois não é a maioria dos jovens que pensam apenas em emprego bem pago, dinheiro e etc. Estes existem sim, mais na minha opinião, é uma minoria. Os jovens de hoje estão começando a criar consciência de todos os problemas, não só ambientais, mas também econômicos e sociais que existem no mundo. Portanto, Calligaris não tem toda a razão, ele generalizou, porque existem jovens, como eu e muitos outros, que se preocupam de verdade com o meio ambiente.
Obviamente, o mais certo, seria que a "minoria" sem juízo criasse consciência e se preocupasse mais com os problemas mundiais.

Bem, é isso.

Por: Beatriz Delpreto Sartini. :)

Anônimo disse...

Eu acho q o altor está serto,pois os jovens de hoje não pensa em encontrar uma profissão que eles gostão mas sim uma profissão que de muito dinheiro para cubrir suas nesecidades.
Os jovens de hoge não ligam para às questões sociais e nem ambientais,eles só ligam para às questões economicas,eles são sertamente pessoas egoistas!!!!

Anônimo disse...

Muitos jovens não querem pensar no futuro, querem tudo fácil, nao pensam em estudar e ter uma profissão, como a maioria dos pais dão tudo o que os filhos pedem e exigem eles não se preocupam com o dia de amanhã.Mas existe adoloscentes que ja se preparam para ter uma boa profissão, preservam o nosso planeta, pois estão consciente de que se nao fizerem alguma coisa hoje, amanha seus filhos e netos irao pagar pelo estrago.
Muitas pessoas falam que os jovens nao querem nem saber de estudos, que pensam apenas em aproveitar a vida, mas não é bem assim, por isso temos que mudar a cabeça dessas pessoas e mostrar que há jovens que querem ser alguem na vida, e fazer a diferença na sociedade.

Por:Anne Carollyne
Beeijos :))

jeferson disse...

calligaris tem razão no que ele disse no texto,hoje os jevens só querem saber de um emprego que de dinheiro e não felicidade,eles acham bonito ter ONGS que se preocupam com o ambiente e com os problemas sociais,mas não fazem parte delas e nem as ajudam,eles so se preocupam com seu bem estar e não com o dos outros!

Anônimo disse...

Calligaris não tem totalmente a razão, existem jovens que só querem um emprego seguro, bem pago e que seja fácil, mas também existem os que não se importam muito com dinheiro, mas sim com o que eles gostam. ;)

Por: Marcos Vinícius Tramontim Usso

Gustavo disse...

Contardo Calligaris tem razão,pois hoje em dia os joven só querem um emprego que de para eles comer e beber bem e o resto nao importa,somente algumas pessoas que se preocupam com o meio ambiente e que tem consciência que no futuro fará falta!

Anônimo disse...

Hoje, muitos jovens, realmente sonham apenas em ter um bom emprego, um salário que dê para se sustentar e compras coisas que às vezes nem precisa TANTO.A maioria dos jovens não pensam muito em ajudar e com isso eles se tornam incapazes SIM de reagir frente às injustiças sociais, à degradação ambiental, à corrupção, à violência e outras graves situações sociais! Também existem pessoas que PENSAM em fazer alguma coisa para ajudar, mais não fazem.
E também existem pessoas que pensam no nosso planeta e fazem algo, mas são poucas as que fazem!
Ainda há tempo de melhorar, tudo isso depende de nós!

Anônimo disse...

Em minha opinião, Calligaris tem toda a razão, pois hoje em dia, os jovens apenas pensam em troca do que vão ganhar, e não no prazer da sua profissão. De ganhar dinheiro fácil, e com emprego seguro e garantido. Porém, não é desse jeito que as coisas funcionam, pois se esqueçem dos bens naturais. Se esqueçem, que tudo aquilo é nosso, e temos que cuidar como se amanhã fosse o último dia. Eles apenas lembram quando as atingem (como a Isabella Fouto mesma disse). Quando sentem que nos fará mal, assim se preocupam. E isso é o maior erro.

Por: Gabriella Cavasotti *

Sociologia disse...

Acho que Calligaris tem razao porque hoje em dia os jovens so querem um trabalho facil e que lhes paguem muito bem, nada mais.
Com certeza ha axeçoes como toda regra...bom... resumindo a maioria dos jovens so pensa em si proprio, nao pensa no proximo, no distante, so nele mesmo.
Eu to fazendo a minha parte, mais eu so quero ver quando o mundo começar cobrar de verdade de nos...

Kiss Rose:*
Por:Renata Potoski

Unknown disse...

Eu acho que o autor do texto, ou seja, Calligaris, está errado, pois os jovens não pensam só em trabalhar e consegui um trabalho que ganhe bastante.Pois há alguns jovens que pensam em um futuro melhor, ou as vezes até participar de algumas instituições para ajudar o meio ambiente.
Pois esses jovens pensam como vai ser o mundo para seus filhos..
E uma coisa que Calligaris falou..
"EXISTI JOVENS PARA CADA EPÓCA"

Por:Amanda Santos Batista =]

Unknown disse...

Eu diria que nem todos. ainda existem sim em nossa sociedade jovens que se interessam realmente por um mundo melhor ou uma boa profissão, mas não tem nenhum apoio, dentro de casa, e até mesmo fora. diante às situações, parece que não os resta escapatória, à não ser ter uma vida boa, trabalhando em algo razuável e ganhando bem. vivemos em um país democrático, mas não em um país tem todos tem a mesma opinião. Podemos sim ter jovens capacitados para qualquer tipo de tarefa ou propesto, mas a falta de incentivo, parece ser maior..
é o que eu penso sobre.
;* fica com Deus.

Fabiiii disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu concordo com Calligaris, porque hoje em dia os jovens estão conformados com o que tem, eles não lutam pelo o que querem como antigamente. Muitos se importam com o que está acontecendo no mundo, mas não fazem nada para mudá-lo. Mas ainda existem alguns jovens que lutam por um mundo melhor.

Por: Fabiana C Coury

edson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
edson disse...

Calligaris tem razão, Os jovens procuram sim ter um emprego seguro, e de preferencia que seja bem pago , só que muitas vezes sem se importar com outras coisas alem do seu emprego assim deixando de lado uma vida futura .
Assim deixando de lado os problemas ambiemtas causados também por eles , assim se cada um procurasse fazer algo diferente do mundo em que eles mesmo criaram , as coisas seriam diferentes .
Pois deixairam de fixarem apenas em um objetivo .

Anônimo disse...

Entendo que a mentalidade e sonhos de tempos atrás não é a mesma de hoje.Temos que buscar o sonho de acordo com a realidade que se vive,muitos pais acham que os filhos devem dar continuidade de seus sonhos e interesses, porém esquecem que o que daria certo pra eles talvez não de com seus filhos, que os filhos podem ser um profissional brilhante ou um profissional frustrado.Contudo existem pais que apoiam os filhos em qualquer escolha profissional, deixam que os filhos tenham livre arbítreo e sempre apoiando-os indepentente da escolha, pois o importante e ser um profissional feliz.Parte dos jovens atualmente pensam em fazer qualquer faculdade não porque gostam mais porque acham que poderão ganhar muito dinheiro.
Na questão social não podemos falar que os jovens não estam se importando, pois existem aqueles que ainda se importam por questões sociais que estão na prática ajudando.
Podemos concluir que o ser humano é único, pensa diferente, age de acordo com suas convicções, e que, tem sobre si o direito de tomar suas decisões de acordo com sua vontade, mesmo que contrarie opiniões divergentes.

Renata Miranda Curti

Anônimo disse...

Em minha opinião a os jovens querem sim ser alguem só que a maioria deles são presionados pelos pais...tambem tem o caso do meio ambiente a geração de hoje em dia só pensa em seu proprio espaço se para eles ta bom não interesa as outras coisas...as mães nao ensinam seus filhos do certo e erado e acaba os filhos delas sendo o que são hoje um nada.bjs
nome;Emmanuely Karine F.da Paz.

Unknown disse...

Bom, eu acho que Calligaris tem um pouco de razão sim, em que os jovens só pensam em ter um emprego estável e que ganhe bem, para ter uma vida bem tranquila e sem muitas preocupações. Ainda mais sobre o mundo lá fora, os jovens de hoje estão muito acomodados e para eles tanto faz! Não pensam que muitas consequencias ambientais podem prejudicar a eles e a família deles no futuro, que as injustiças socias se para eles nao afetam eles não se importam mesmo.. então eu acho que todos os jovens/adolescentes tinham que ter mais consciencia e não ser tão acomodado !

Karina Marukawa

Mayara Happy SUD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mayara Happy SUD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mayara Happy SUD disse...

O autor tentou levantar a bandeira do conformismo; porem ele não pode classificar toda uma geração só por que não se deparou em sua vida com um grupo que fugisse destas conclusões relatadas em seu texto. E isto não significa que este grupo não exista. Ex: só por que nunca vi um índio, não posso concluir que só existam negros e brancos. O autor, não compreende todas as gerações existentes de hoje. Seu raciocínio esta fadado ao erro! Por que se ele me conhecesse veria que não faço parte de nenhum destes dois grupos e reconheceria assim, a existência de um terceiro. Pois quem tem mais autoridade para falar de uma geração? Quem faz parte dela? Como eu! Ou um expectador mal informado?

Amanda disse...

Em minha opinião os jovens de hoje, estão muito acomodados, por exemplo: se fossemos comparar a nossa geração com as gerações passadas, iríamos ver jovens que lutavam para seus direitos e também para a igualdade social, vivemos em mundo repleto de injustiças, fome, desigualdades de todos os tipos, só que ninguém tem a coragem de começar a agir para ter um fim nisso. Se estivéssemos em outra época haveria milhões de protestos, passeatas e coisas do gênero para tentar acabar com a desigualdade. Mas estamos no século XXI, um século onde todos só pensam como que vai ser a sua vida daqui pra frente sem pensar se tem alguém passando fome, frio etc...
Mas no meu ponto de vista Calligaris tem razão nós jovens só pensamos no nosso próprio bem estar, e como seremos daqui a alguns anos, se estaremos formados, com emprego e etc...
Então eu acho que é só, se nós queremos mudar alguma coisa no mundo em que vivemos temos que começar a mudar nossas atitudes que temos no nosso dia-dia.
Beeeijos =)
Por : Amanda Santos Batista