" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Violência, NÃO!

Lombroso


Em nossas aulas de Sociologia temos abordado o assunto Violência, Crime & Criminalidade.
Um dos assuntos discutidos está pautado nos estudos de Césare Lombroso que defendia a idéia da existência do "criminoso nato", preconizando que, pela análise de determinadas características somáticas seria possível antever aqueles indivíduos que se voltariam para o crime.

Trata-se de uma teoria muito contestada, mas teve valor ao impulsionar uma série de estudos e reflexões sobre o tema. Em sua opinião:

QUAL É O PRINCIPAL FATOR QUE PODE LEVAR ALGUÉM À PRÁTICA DA VIOLÊNCIA? JUSTIFIQUE.

32 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião,o principal fator que pode levar uma pessoa a prática da violência é a falta de princípios básicos leigos da sociedade,como:a ausência familiar,religião,caráter próprio e social,falta de estudos e os sentimentos primordiais que são atribuídos ao homem em sua criação(amor,carinho,solidariedade e etc).

Portanto,o crime e qualquer outro ato de violência e indício a danos morais e físicos com o homem,e o meio.Deve ser analisado e julgado pelo conjunto de regras(leis),que os mesmos criaram para manter a paz e igualdade social.

Aluno:Allison Beletatti Avansi nº:02 2ºEM

Bruna disse...

Bom, não sei concluir de fato um fator, vejo por vários motivos a parática de uma violência tais como;
*falta de base familiar;
*falta principalmente no Brasil de estudo;
*falta de oportunidade;
muitas vezes crianças, são os principais alvos da violencia,tanto física quanto moral,elas acabam conheçendo "essa violência" nas ruas quando seus pais as colocam para trabalhar.

Como relatamos em sala, são muitos os motivos a serem tratados para que um dia essa violência acabe, o que se torna meio dificil na nossa sociedade.
Cada um tem direito, a casa, alimentos, respeito e uma vida digna mas não acontece bem assim...

Aluna: Bruna Gonçalves n°:7 2°e.m.

Anônimo disse...

Para mim a criminalidade pode vir a ser praticada por causa de vários motivos.Um deles que é considerado por mim como o principal é falta de estrutura,ou seja tudo aquilo que um cidadão deve ter por direito seu.Um exemplo claro disso, é que na maioria das vezes os países que apresentam um grande índice de crimes, possuem um sistema educacional precário, falta informação aos cidadãos,etc.E tudo isso leva as pessoas a praticarem o crime, já que sem uma boa formação elas não terão como ter um trabalho bom e nem ter também como saber fazer suas escolhas devido a falta de informação quando ainda estava em desenvolvimento de sua personalidade.
Mas não é só isso que pode levar uma pessoa ao crime, o meio em que ela vive também tem muita influência no caráter da pessoa.A família por exemplo; se um pai não sabe por limites ao filho, se ele não tem nenhum tipo de controle naquilo que seu filho faz, isso pode acarretar em algum tipo de crime.
Por isso que hoje em dia está crescente o crime, já que a sociedade está degradada, o homem está diferente, pois ele só pensa nele, em tudo ele tenta ver um modo de "sair bem"(sair ganhando).

Aluno: Vinícius Gonçalves n°:57 2°EM

Guilherme Gonzeli Costa disse...

Segundo minha visão e ponto de vista, eu disse: a minha visão, é a falta de uma boa formação religiosa, familiar e educacional. Quando não se teme a Deus, nem a Justiça, a pessoa entra no mundo do " crime" para garantir poder, dinheiro ou posição social. Ou Seja: Vale o que tem.

É preciso, neste sentido, varrer o pensamento ironico de que só se consegue sucesso através do mal e mostrar que saímos vitoriosos quando caminhamos ao lado do Bem e da Justiça.

Mesmo que o Mal pareça triunfar durante algum tempo, acabará sendo derrotado.

Aluno:Guilherme Gonzeli Costa Nº:25 2ºEM

3 X 3° ão disse...

Para uma pessoa praticar a violência, alguns fatos marcantes podem ser decisivos, esta pessoa pode ter sofrido algum ato de violencia em sua propria casa e ter ficado com trauma,[Dai temos que ter uma boa base familiar].
A pessoa pode também ter algum tipo de deficiencia mental, onde pode levar a cometer atos que ela nao quer cometer [O que muitas vezes é o caso de pressao, quando ela sobe, muitas vezes se perde o controle].
A sociedade influencia muito, pois se uma crianca nasce e cersce em meio á violência, a tendencia é de ela ser uma pessoa violenta.
Então, temos que ter como base a familia, os amigos, e o meio em que vivemos, pois influencia no nosso modo de ser.

Aluno: Fabricio Vieceli Gonzeli
Série: 2°Em N°18

Anônimo disse...

Para mim o que leva uma pessoa praticar a violência ou um crime pode ser sim pela falta de instrução , mas também pelo caráter dela que acredito que mesmo que ela seja educada corretamente , se for para ela ser uma pessoa com más intenções ela será , portanto se ela quiser praticar um ato de violência praticará . O caráter da pessoa, para mim , é como uma essêcia . O meio em que ela vive é também um fator muito importante para ela se espelhar e cometer a violêcia , se for o que acontece nesse meio .

Aluna : Milena Marques .
N.:43 2E.M.

Anônimo disse...

Bom, particularmente acho que há vários fatores que podem levar uma pessoa a praticar violência. Um dos motivos é a família, que influencia em todos os aspectos na vida do indivíduo (educação, amor, religião...), que pode levá-lo ao caminho do bem ou mal.
Outro exemplo é a sociedade, que também forma boa parte da personalidade das pessoas. Se alguém mora em lugar em que a criminalidade é praticada, geralmente irá praticá-la do mesmo modo que vê, tanto como a violência.
Nem sempre é assim, porém na maioria dos casos isso acontece.
Acredito que amizades ou necessidades financeiras podem levar alguem à violência, pois as condições de alguém e má companhia ajudam nas ecolhas de cada um.
Portanto, na minha opinião, existem muitos fatores e não somente um especificamente. Com certeza a falta de oportunidades e de informação são alguns desses pricípios, mas o primeiro passo para uma vida saudável (sem crimes, violência, brigas...) deve ser da família, que participa da vida do jovem, no seu crescimento e educação. Mesmo que não tenha família, algum responsável deve orientar o indivíduo para um bom caminho e uma sociedade que respeita as pessoas. Certamente a violência está em muitos lugares do mundo, mas se todos ajudarem e fizer a sua parte, os problemas não acabarão, mas indubitavelmente melhorarão.

Aluna: Gláucia Cristina Merli
Série: 2º ano
Nº: 24

Anônimo disse...

Acredito que a base de toda essa questão da violência é a familia, pois em muitos casos, os principais motivos para uma pessoa agir de determinada maneira é como foi desenvolvido a sua vida familiar, pois se em uma familia a maneira de se resolver tudo é na briga, na discussão, essa pessoa desenvolverá em sua mente que a solução para qualquer de seus problemas é a briga e a discussão... uma vida familiar conturbada gerará uma outra vida adulta conturbada.Então, em minha opinião a estrutura familiar é a base de tudo, pois é na familia que se ensinam tudo, ou pelo menos deveriam ensinar,é na familia que se aprende o que é certo e o que é errado.

Fernanda santos batista nº19 2ºEM

Anônimo disse...

O que leva uma pessoa a praticar a violência, é a falta de estrutura familiar, falta de oportunidades em ter uma boa educação. Isso é a base que um cidadão tem que ter para ser alguem melhor, e quando falta a base nada adianta, não adianta ter dinheiro, nem ter poder que não vai mudar em nada o que a falta de amor e carinho da familia faz e nem a falta de educação.

Aluna: Ana Paula Lozano

Flávia Mariani disse...

Não acredito que exista um fator exato para ser classificado como principal precursor da violência. Existem aqueles que podem ser vistos como incentivadores para tal, como uma base familiar desestruturada, falta de condições de moradia adequadas, entre outros. Ao contrário do que Lombroso afirmava, não acredito que exista uma questão biológica nata no ser humano que cause o seu envolvimento com a violência, mas sim, essa questão poderá vir a se desenvolver por consequência de fatores externos, como os já citados.
Uma pessoa que passa a pertencer ao meio do crime, na maioria das vezes o fator que a levou à isso foram condições justificáveis, um sinal de que as situações às quais o ser humano é submetido não estão sendo favoráveis, como questões políticas e éticas. Porém isso não significa que o crime seja, em um âmbito geral, justificado e aceitável.

Jarbas disse...

Violência é gerada por quem joga CS.E brilha muito no corinthians.

Jarbas

Ednelson disse...

Eu penso que a violencia começa na educação pois se não crescermos com a educação adequada não sabemos diferenciar o certo do errado

André Teixeira disse...

A ausência familiar, a condição econômica e a educação são dentre muitos outros os principais fatores que levam uma pessoa ao mundo do crime.
Uma pessoa que não encontra em seu lar apoio, carinho e amor, passa a busca-los fora de casa. Depressiva a pessoa busca qualquer lugar onde se sinta a vontade, cheia de amigos e de compreenção e é exatamente isso que bandidos e traficantes passam a todos em sua volta para que comprem de suas mercadorias e apoem suas práticas inconsequentes e imorais.
É normal de todo e qualquer ser humano ter desejos e aspirar bens que não possui. Quando isso acontece e a pessoa não tem condições para saciar suas vontades, ela busca no crime e na violência uma maneira para consegui-las rapidamente. E é assim que alguem entra no mundo da criminalidade, e infelizmente na maioria das vezes não sai, pois o crime tras consigo praticidade e realização imediata.
Educação um fatos fundamental e essencial para todos. Com este aprendemos tudo que a vida nos proporciona, desde as coisas mais simples até elementos tão fundamentais como a VIOLÊNCIA, na escola aprendemos a nunca pratica-la, na educação de nossa casa como enfrenta-la e assim sucessivamente. Se um desses fragmentos forem quebrados passaremos a praticar a violência com tranquilidade e normalidade.

Unknown disse...

Na minha opinião nao há principal fator e sim ''Principais Fatores''. Por exemplo:Causas Econômico-sociais
1. Distribuição da renda- A fámilia nao tendo renda leva a miséria,fome,sendo assim tendendo a prática da violência como o roubo para sobreviver;.
2.Desemprego-Não tendo emprego leva a violência,assalto, roubo,para se conseguir algo.
3- Instruçao familiar ou melhor a "ausência da instruçao familiar'',falta de educação, pai e mãe etc..
4-Ou o individuo acha que é mas fácil roubar (violencia) do que trabalhar....

Aluno:Lucas De Souza Malvestiti Nº35 2ºEM

Anônimo disse...

Existem varios fatores que podem contribuir para isto. O principal é a educação e a influência da família, a qual nos influencia em tudo na vida. Outros fatores, um pouco menos influentes, são as amizades e a mídia.


Aluno: Rafael Henrique de Oliveira. N: 46

Unknown disse...

Na minha opinião, o que leva uma pessoa a prática da violência, é a falta de estrutura básica da familia, o desemprego, a posição social e a influência do meio. Porque os conceitos básicos de educação são formados assim que nascemos no ambiente familiar, o desemprego pois as vezes pode acontecer um desespero e ve na violencia uma forma de amenizar o problema, a posição social porque a pessoa pode querer se "igualar" com as de um nivel superior e tem o furto como uma forma de alcançar esse nivel maior, e também pode ocorrer a influência do meio, uma pessoa que desde criança vê seus pais, amigos, vizinhos, etc., cresce achando que isso é uma coisa normal e acaba comentendo crimes também.

Caroline disse...

Bom, para alguém chegar ao estágio de cometer um crime ou qualquer outro tipo de violência há muitos fatores implícitos nisto. Inclusive desde o nascimento desde ser.
Mas dentre estes milhares de fatores que existem se destacam os seguintes: falta de uma base familiar, desemprego, desigualdade social e consumismo.
Como todos sabem nosso caráter começa a ser formado principalmente no meio familiar. É claro que o meio em que vivemos também influencia muito, mas a maior parte se é dada pela família. E se esta não nos instruir, não será somente o mundo que nos ensinará o que é certo e o que é errado.
O desemprego para mim é o que mais contribui para que alguém se envolva neste meio. O fato de você saber que não tem com o que se sustentar e na maioria vezes com o que sustentar sua família, já lhe faz procurar de uma forma desesperada uma saída para isto. E infelizmente a única forma que alguns conseguem é seguindo o caminho do crime. Muitos vão pelo caminho mais fácil que é se envolver com drogas, virar traficantes, entre outros.A desigualdade social e o constante consumismo estão relacionas. Todos nós seres humanos temos o desejo de comprar, mas muitos possuem apenas este desejo e não a condição necessária. Isto faz com que recorra à forma mais fácil, como já citei acima, o que na maioria dos casos não é a correta. Aqui a mídia também influencia muito devido à sua imensa capacidade persuasiva, nos fazendo cobiçar ainda mais aquilo que não temos.
Sei que nunca será possível acabar com a criminalidade e a violência do mundo, mas tenho certeza que se cada um fizer sua parte, cumprir às leis que lhes são determinadas haverá uma diminuição destes sem dúvida.


Aluna: Caroline Ribeiro
N°: 10
Série: 2° E.M.

Unknown disse...

Na minha opinião o que leva uma pessoa praticar a violência é a maneira que ela vive,como ela esta interagida na sociedade.Acho que o que leva uma pessoa a violência é a falta de alguns princípios e também vai depender de como ela foi criada.Muitas pessoas acham que com a criminalidade tudo vai ficar mais facil na sua vida,o que estas pessoas querem é conseguir as coisas com mais facilidade tirar de uma pessoa aquilo que ela se esforço para conseguir.

O crime é um ato que sujeita a violência,pessoas que praticam o crime são pessoas sem escrupulos imorais,que causam conflitos na sociedade deixando-a sem limites.

Pamella Beatriz Bassani. nº:44. 2ºEM

Anônimo disse...

Na minha opinião e no conhecimento que eu tenho há vários fatores que levam a prática da violência e algumas delas é a desestrutura familiar, a falta de orientação, de informação,de amor dos pais e da família,educação e até mesmo por causa da miséria.
Muitas pessoas praticam o crime e a violência por falta de não ter o que comer e de não ter onde dormir é o resultado da desistrutura do Brasil.
A violência pode se manifestar em diversos graus, formas e situações e tambem diversos fatores, não consigo afirmar um fator concreto porque há vários fatores para a prátia da violência.

Aluna: Rafaela Fernanda de Souza
Nº: 48 2ºEM

Anônimo disse...

O que leva alguém a prática da violência é a falta de educação em casa . Quem possui uma boa índole não pratica a violência . Educação vem de berço e nem mesmo as condições sociais , morais e financeiras devem levar um indivíduo a cometer um ato violento . Um assaltante ou assassino , não seria isso se ao decorrer da sua vida seus pais e familiares o ensinassem o que é certo e errado , o que é respeito educação , responsabilidade e honestidade . Amizades também são muito importantes pois hoje em dia está influenciando muito a juventude , portanto saber escolher os amigos , ouvir e obedecer os pais também é um fator decisivo para ser uma pessoa com um bom caráter .

Aluna : Kauana Rafaele Galan Marques . N.:32 2.E.M.

Anônimo disse...

São vários fatores que se misturam, que se combinam e resultam em violencia , que vemos todos os dias nas TV, sites da internet, resvistas e jornais.
Entre os vários fatores que causam a violência são:Fome,desigualdade Social,Falta de emprego,Péssima distribuição de renda,Falta de oportunidades,Falta de lazer,Falta de educação,Falta de esporte e cultura,falta de estrutura familiar.POdemos dizer que todas essas coisas , ou a combinação de algumas delas, são a causa da violência.

Mary Any de Godoy 2º

Anônimo disse...

A violência nos dias de hoje é fruto de uma grande crise de ordem social política e economica os fatores que podemos citar é a desigualdade social , a fome , a falta de oportunidade , falta de dinheiro , desemprego e etc .O reflexo dessa crise é a grande desigualdade social, que faz com que as classes pobres se revoltem contra os mais favorecidos.A falta de emprego é uma das grandes causas dessa violencia . O sistema familiar se desestruturou e o AMOR não é mais cultivado como deveria no vida familiar ,principalmente entre os mais pobres!

Rafaela Marques 2º

Unknown disse...

Bom, na minha opinião pra uma pessoa poder praticar a violência sempre de um modo geral ela vai ser influenciada a cometer o primeiro ato da violência, nunca vai começar do nada, isso também depende de cada pessoa,mas também tem um dos fatores que pode ela cometer isso que são:
*a base familiar
*as companhias
*a renda
e entre outros....
também tem pessoas que comete a violência por desespero, por não conseguir aquilo que é tão necessário, uma coisa de vida ou morte.
A violência ou um ato criminoso para certas pessoas não tem justificativa e para outras sempre a uma solução, então cada tipo de violência tem que ser pensado com muita calma pra não julgar ninguém errado

Nome: Dayane okamoto
Numero: 14
Serie: 2° do ensino médio

Anônimo disse...

Na minha opinião existem vários fatores, como a ausência de uma religião, base familiar, ausência de estudos, moradia, princípios, etc., porém, não é a falta exclusivamente desses que levam a pessoa a cometer um crime, uma pessoa pode ter uma religião, ser um seguidor e mesmo assim cometer crimes, ou mesmo tendo uma base familiar e um lugar pra morar ela pode praticar a violência. Existem pessoas psicopatas que matam e manipulam friamente, sem passar ou ter passado algum tipo de necessidade.

Aluna: Thaynara Cybelle Fonseca 2º EM Nº: 55

Anônimo disse...

Mariana Luiza Navarro nº 39

Partindo do principio de que a palavra em pauta é violência, podemos dizer que:
A palavra violência vem do latim "violentia" que significa "a força que se usa contra o direito e a lei", e a palavra, violento, vem do latim "violentus", é todo aquele que age com força impetuosa excessiva, exagerada. Na língua latina a palavra apresenta também o significado de "poder" "dominação", e o seu uso é concedido aquele que exerce autoridade na impossibilidade de resistência, violando a integridade do outro.
Eu Mariana, na minha simples e humilde opinião, acredito que um fator agravante no sentido de violência seja a discriminação seja ela qual for, bem como o uso indiscriminado de bebidas alcoolicas e pscicotropicos(mais especificamente produtos quimicos ilícitos) em geral, em que o indivíduo perde o controle de si mesmo e acaba por agredir a quem está ao seu redor, o que resulta em numeros impressiontantes em nossas estatísticas de internados em UTI's e mortes por motivos insignificantes, sem contar nas agressões que não são designadas a um orgão especificamente para medir as estatisticas.
Agradeço a todos que leram e apreciaram meu trabalho, o qual foi feito com muito empenho e dedicação, e espero que tenho uma ótima observação da nossa adorável professora Rosemeire Bassi.

Atenciosamente

Anônimo disse...

acho que há vários fatores que podem levar uma pessoa a praticar violência. Um deles é a falta de carinho , de amoor da familia que influencia em todos os aspectos na vida do indivíduo . Temos como exemplo também as drogas , falta de emprego , de moradia , falta de dinheiro , falta de dialogo , tudo isso acarreta uma pessoa a cometer a violencia . Ta certo que isso não é desculpa nenhuma mais é o que muitos pensam e agem dessa maneira

Arthur Rafael Marques

Anônimo disse...

Na minha opinião o que leva uma pessoa a praticar a violência é a falta de ensino, falta de acesso aos conhecimentos. Também tem a parte da família,no apoio que ela te dá,muitas pessoas não tem esse apoio por isso buscam a violência! Muitos também não tem oportunidades na vida,e com isso eles começam a cometer crimes.

Aluna: Juana Alves nº 33 2º EM

Anônimo disse...

penso que a violência desde a antiguidade é causada por influência da sociedade e até mesmo por fatores psicológicos. a característica mais marcante na minha opinião é a falta de oportunidade que causa ansiedade para atingir certos objetivos mesmo que ao buscados venha a ferir o próximo.

aluna: Gabriela Alves
n°: 24

Thalles Felipe disse...

Há vários fatores que podem levar alguém a praticar a violência. O principal é a família que influencia em várias outras coisas como religião, educação, etc. Devemos considerar também outros fatores como o colégio, causas econômicas e a mídia.

Thalles Felipe N° 54

Anônimo disse...

São muitos os fatores que levam uma pessoa a agir com violência, mas o principal deles é a falta de estrutura familiar. Se uma pessoa não recebe amor,carinho, e educação dentro da convivência familiar, ela tenta buscar isso de fora, onde muitas vezes busca em pessoas erradas com pensamentos errados, influenciando ela a agir com violência, tanto físico, quanto moral .
Outro fator é a falta de oportunidades, como de estudo, de uma vida mais bem estrutura,
as pessoas ficam revoltadas e vão agredindo as outras roubando, se metendo em brigas.
Mas acho que isso nunca vai acabar, mesmo sendo impostas regras e leis contra essa violência. Pois as pessoas sempre tentam ser melhor que as outras, e muitos aproveitam dos outros, como muitos políticos, que não tem caráter nenhum, e em vez de melhor a situação pra um mundo melhor com a oportunidades de trabalho para aqueles que não tem nem o que comer, roubam o dinheiro do governo, gastando com eles mesmos.
Muitas pessoas matam e manipulam outras, sem nem ter passado, nunca na vida, algum tipo de necessidade, nunca ter sido agredido, ou até mesmo discriminado, esses agem friamente, são psicopatas, que agem por prazer, e infelizmente é difícil de mudar essa situação.
Infelizmente a violência já faz parte da nossa convivência, onde a cada dia que passa podemos ser surpreendidos de alguma forma, tanto física quanto moral.

Rafaelly Castro – nº:49-2º EM

Anônimo disse...

para mim quem pratica a violencia é um psicopata,na verdade e gente que nao tem o que fazer..
sabe que pratica violenci tinha que ir para a cadeia e la tinham que espancar para ver como é bom praticar a violencia~~
essa é minha opiniao

Anônimo disse...

Bom na minha o que leva uma pessoa a praticar a violencia não é sóp a falta de carinho solidariedade...
Mas sim alguma magoa ou um trauma que a pessoa tem de alguma coisa e acaba fazendo coisas horriveis como violentar as pessoas.
E acho que as pessoas violentas não devem ser punidas e deixadas lá isso só aumenta o trauma ou a raiva delas... No lugar que eles forem isolados deve conter um tratamento psicologico.