" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CULTURA


Você concorda com o fato de que cada cultura deva ser respeitada em todas as suas particularidades ou defende que, acima dela, existem direitos universais irrevogáveis?
Apresente argumentos que sustentem seu posicionamento.

45 comentários:

Anônimo disse...

Aluna:Kauana Rafaele Galan Marques
nº:29 3ºEM

Concordo que cada cultura deve ser respeitada, mas existem certas situações que indignam alguns pontos de vista. O exemplo da cultura indígena que pratica o infanticídio, na nossa cultura ocidental é inaceitável, pois quem somos nós para tirarmos a vida de outro alguém ainda mais uma pessoinha inocente que acabou de nascer.Se na cultura deles o nascimento de gêmeos traz mal presságios,na nossa e de várias outras culturas é uma benção.Será que vale mesmo a pena seguir ao pé da letra a cultura de um povo?Será que os Deuses deles realmente querem isso?São perguntas que não querem calar.

Bruna Gonçalves disse...

Bom é uma situação complicada, cada cultura tem seu hábito suas regras e acima de tudo suas crenças, mais há momentos de indignação por parte das outras culturas ,eu concordo em que as culturas devem ser respeitadas mais existem direi tos irrevogáveis como o de privar uma criança de comer chocolate na Páscoa porque a religião não acredita, ou ter que escolher um dos filhos, ou como no Japão ter apenas um filho! Cada cultura deve e tem que ser respeitada mais aonde fica os direi tos humanos??

Bruna Gonçalves 3° E.M

Fabricio disse...

Todo povo tem uma cultura, que é o que os diferencia dos demais, mas, acima destes povos, existe a "lei", as quais devem ser respeitados por todos.
O exemplo marcante discutido na aula de hoje, acerca da cultura indigena, onde eles praticam o infanticídio, o qual eu considero incorreto diante da minha formação cultural.
A lei é clara, e defini essa prática como crime, a qual na minha opnião deveria ser cumprida.
Portanto, a lei deve ser cumprida em todos os casos.

Fabricio Gonzeli 15/3°EM

Anônimo disse...

Ambas as condições podem existir. Como por exemplo, pessoas que tem como religião a testemunha de jeová, as quais não aceitam a transfusão de sangue. Isso em uma situação crítica, deve ser ignorado, creio eu, afinal, acho que ninguém preferiria a morte do que a vida, exceto os muçulmanos, os quais depois de morrerem por seu país, esperam receber as sete virgens e um paraíso. Mas existem também aquelas que devem ser respeitadas, como os animais sagrados, a vaca na Índia e o gato no antigo Egito, eram e ainda são vistos como seres místicos, deuses. Ninguém pode chegar na Índia, pegar uma vaca e colocar como um animal de estimação em sua casa. Você pode ir preso caso alguém avise às autoridades, e você não poderá fazer nada, afinal, é uma cultura do país.

Rafael Henrique de Oliveira
nº 43
3º E.M

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

È muito complicado falar desse tipo de assunto, pois cada cultura tem um jeito de pensar deferente e até mesmo um jeito de agir diferente mais acima de tudo defendo que existem direitos universais irrevogáveis, pois independe da cultura ou religião devemos respeitar a vontade do próximo seja ela qual decisão tomar. Tem culturas que são muito cruéis com o ser humano. Tudo bem que as pessoas sabem de suas culturas mais tem algumas que não apóia tal decisão mais não pode dar a sua opinião se não é julgada pelas pessoas ou também não aceitam ou não acreditam em tal decisão. Acredito que acima de tudo temos que respeitar o próximo aceitando sua cultura, mas com cuidado não levado tudo ao pé da letra. Um exemplo simples: é o " dente por dente olho por olho" se roubar corta a mão, não somos ninguém para julgarmos o próximo.

Dayane Okamoto
Número: 12
3º ensino médio

Anônimo disse...

Aluno:Vinicius Gonçalves
n°:53

Realmente o respeito sempre deve existir, porem como se diz "para toda regra há uma exceção", por exemplo quando uma manifestação cultural ultrapassa os direitos de uma pessoa, ela "acaba" com a razão de estar existindo.Pessoas não devem peder o direito de viver ou de ser livre, apenas por causa de uma tradição.
Todos devemos aprender a conviver com as diferenças, porem esses costumes não podem nos prejudicar,eles foram feitos para fazer nossas vida mais alegre.

Anônimo disse...

A Cultura é um aspecto que aprimora a sociedade,constrói alianças e peculiaridades entre os vários conjuntos designados pelo homem.
Entretanto,se partirmos do conceito etnocêntrico,descobrimos que alguns povos tentaram e tentam no contexto histórico impor suas características,costumes e modo de pensar sobre outros povos,que são considerados mais "fracos".
Logo,é neste impasse que deve-se levar em consideração a razão(componente maior entre os homens e ideal de igualdade perante o todo),o ser humano,os sentimentos do mesmo e seus direitos por natureza.Pois "ninguém é melhor que ninguém",somos todos iguais!


Aluno:Allison Beletatti Avansi
nº:02 Terceirão

Anônimo disse...

Cada grupo tem sua própria cultura, seja esse grupo uma sociedade, uma comunidade, cidade ou nação. Realmente não há uma cultura melhor que a outra, existem apenas culturas diferentes e é preciso respeitá-las. Bom, devemos respeitá-las, mas isso não significa que devemos concordar com os princípios de cada uma delas. Na minha opinião, os direitos de um ser humano, seus valores e principalmente sua vida está acima da cultura. Por exemplo, se uma criança deve ser sacrificada por causa da cultura de um povo em um determinado lugar, não foi culpa dela nascer ali, portanto ela tem o direito de vida, mesmo que seja contra a cultura. É uma questão realmente difícil, porém para mim nascer é um milagre e é incoerente a cultura tirar o direito de alguém viver.

Aluna: Gláucia Cristina Merli.
Terceirão
Numero: 21

Flávia Mariani disse...

No meu ver, acredito que certos aspectos de independentes culturas deveriam ser, parcialmente, revistos. Acima de uma "lei regional", aquela que existe por uma questão de crença ou de um determinado povo que vive um lugar, existem leis comuns a todos nós, como lei de defesa à vida do ser humano e de seu livre arbítrio, por exemplo.
Tenho opinião comum à aquela de que todas as culturas devem ser respeitadas, pois não existe uma melhor que a outra e também pelo fato que não é possível impor uma cultura a ninguém (povo), mas no momento em que situações dessa cultura entram em conflitos com direitos maiores, acredito que o que deveria em todos os casos prevalecer, seriam os direitos pessoais de cada homem.

Flávia/nº18

Juliana Przybysz disse...

Eu sempre pensei que a descisão das pessoas deviam ser respeitadas, sejam elas quais forem. Cada cultura tem o seu costume e ninguem deve julga-lá. Mas na aula discutimos uma questão da saúde, e isso mexeu um pouco comigo, mesmo eu respeitando a vontade de cada um eu tentaria fazer de tudo para fazer essa pessoa se tratar e se curar, passar por cima da sua cultura pelo menos nesse caso. Eu acho que seus costumes e abitos devem ser seguidos sim, mas até um certo ponto, eu por exemplo não conseguiria aceitar que uma pessoa da minha família não quisesse se tratar pelo fato da sua cultura ser assim.

Unknown disse...

Ambas estão corretas. A cultura deve ser respeitada, mais não acima da vida. Ninguém pode retirar a vida de uma pessoa, é crime. Certas culturas passam por cima dessa lei, mas como já se falam é CULTURA e não vai se mudar, vem de geração em geração. Devemos aprender a viver com a diferença, pois se todos fossemos iguais o mundo seria monótono e chato.

yudy disse...

concordo q cada cultura deve ser respeitado,mas eh meio difício falar sobre isso,pois cada cultura tem um geito de pensar,mas tem culturas q são muito cruéis com o ser humano,não concordo também a curtura da india,pois eles pensa q uma vaca é um Deus,se a vaca fosse Deus????será q vale a pena seguir essa cultura estranha???
mas enfim,cada um tem a sua cultura.



yudy

Ednelson disse...

Diferentemente de cada cultura ou tradiçao,as pessoas devem ser respeitadas.sendo na maneira de se vestir ou de falar pois cada um foi criado de sua maneira, ou quando isso é derespeitado gera conflitos com ambas as partes tanto para quemfalou ou para quem esta sendo ofendido um exemplo disso que devemos respeitar a cultura do outro seja ela boa ou nao é com respeito ao japao, que eles permiti ter apenas um filho,tambem podemos sitar as testemunhas de Jeová onde nao se comemora algumas festividades e tambem o uso incorreto do sangue,e muitas outras coisas como a poligamia e etc.. portanto devemos respeitar sim as culturas dos ouros pois se nao respeitarmos. nao tambem nao teremos o direito de ser respeitado.

Ednelson B. oliveira n:13

Unknown disse...

Acho que cada cultura tem suas regras independente de qual seja temos que respeitar,mais tem certas culturas que se acham no direito de passar por cima de qualquer outra cultura,muitos deles chegam a ser cruéis com determinadas atitudes.Acho que para uma cultura ser respeitada ela deve respeitar os outros independente se sua classe social.

Anônimo disse...

Concordo com a cultura tradicional de um país ou região ser respeitada, pois é ela que o caracteriza, mas não em todas as suas particularidades, tem certas atitudes inaceitaveis, como por exemplo o infanticídio que é um crime contra a vida.

Rafael Bianco Fonteque
N°42

Unknown disse...

Para mim é impossível estabelecermos um padrão cultural, principalmente pelo Brasil ser um país tão heterogêneo. Mesmo que conseguíssemos chegar a um consenso universal de cultura esta tese ficaria somente na teoria, porque na prática não haveria condições disto dar certo. Por isso devemos nos respeitar independentemente de nossas crenças, valores e modos de vida, mas este respeito deve ser mútuo e deve ir até o ponto em que não afete outros grupos étnicos, até porque estes também têm suas razões e opiniões sobre fatos ocorrentes.


Aluna:Caroline Ribeiro
Número: 08
Série:Terceirão

Cintia Sanchez disse...

Na minha opinião devemo sim respeitar todas as culturas, independene dos seus costumes, mas tudo tem seu limite. Todo e qualquer ser humano tem direito a vida, sem exceções. Devemos respeitar mas que tambem temos que ser respeitados , e que a partir do momento que não tem o respeito recíproco iniciace uma espécie de etnocentrismo interligada ao egoísmo , por nao aceitar opiniões opostas.

Anônimo disse...

Por um lado concordo sim que devemos respeitar todas as culturas,como exemplo os mulçumanos que as mulheres tem que se vestir do pé a cabeça .Mas por outra acho que deveria ter um pouco mais de humanidade como um exemplo alguns países que se nascer uma criança do sexo feminino eles não aceitam e tem que interromper a vida da criança por causa da cultura!Cada um tem direito a vida e nem sempre isso ocorre.Cada um tem sua opinião e a minha é que devemos respeitar até o ponto que afeta os direitos da humanidade.

Nome: Rafaela Fernanda de Souza
Nº: 45

Thaisa disse...

Concordo absolutamente que o Brasil sendo um país tão miscigenado possui diversas culturas. E de acordo com o meu ponto de vista creio que todas as culturas devem ser respeitadas, não devendo haver uma tendência de superioridade sobre nenhuma delas. Visto que todo humano tem que ser tratado como cidadão com suas obrigações e deveres.
Porém há particularidades em certas culturas que comprometem os direitos universais irrevogáveis, como por exemplo, o infanticídio, ritual feito em algumas tribos indígenas.

“Entre os índios brasileiros, o infanticídio foi sendo abolido à medida que se aculturavam. Mas ele resiste, principalmente, em tribos remotas – e com o apoio de antropólogos e a tolerância da FUNAI. É praticado por, no mínimo, treze etnias nacionais. Um dos poucos levantamentos realizados sobre o assunto é da Fundação Nacional da Saúde. Ele contabilizou as crianças mortas entre 2004 e 2006 apenas pelos ianomâmis: foram 201".
COUTINHO, Leonardo. Crimes na floresta. Veja, São Paulo, nº 2021, p. 106, 15-08-2007.

Com esse exemplo inaceitável vemos que antes de se proteger algo focado e específico devemos visar o universal, tendo, portanto a consciência de que devemos respeitar os direitos universais dos cidadãos, como o direito à vida, liberdade e proteção para o desenvolvimento de crianças. Posso entao estabelecer que quando um aspecto isolado de uma cultura não se enquadra ao aspecto geral, havendo assim uma ilegalidade, é o universal que deve ser levado em consideração.

Thaisa P. Fedrigo
Nº: 49

Anônimo disse...

Aluna: Sabrina Roquette
Nº.: 47 3º EM

Acredito que cada cultura deva ser respeitada, mas é necessário que existam regras e direitos para que a vida em sociedade seja tranqüila. Imagina se cada cultura se achasse “a melhor”, seriam confrontos e desavenças todos os dias. Existem no mundo varias culturas uma diferente da outra, com costumes diferentes, e por isso deve sim, existir uma tolerância. Se em certos paises sacrificar uma criança é normal, em outros não é. Portanto é necessário que cada cultura respeite uma a outra, para que aja harmonia, sem retirar os direitos de ninguém.

Unknown disse...

Concordo que cada povo tem sua cultura e devem ser respeitadas,mas tambem a culturas que do meu ponto de vista "estrapolam" pois citando como exemplo a cultura indigena,onde eles praticam o infanticídio que diante de nossa cultura e julgada como algo criminoso ou seja e algo incorreto.
Mas tambem se formos persarmos se fossemos da cultura indigena iriamos julgar essa atitude errada? por isso que temos que pensar antes de julgar uma cultura.

Aluno:Guilherme Gonzeli 3 EM N 22

Anônimo disse...

Aluna:Daniely Luz
n°:13 3°EM

Concordo que toda cultura tende ser respeitada sim, mais pra tudo tem limite.E os direitos humanos onde ficam?
Lá esta escrito com todas as palavras "todo ser tem direito a vida", ou seja pode ser branco, negro, pardo,menino,menina todos temos direito a vida, idependente da cultura crença ou religião.
Então podemos dizer que cada cultura é considerada "única" pelo grupo que a corresponde , mas não podemos criar um certo etnocentrismo encima dela e sim sermos maleaveis para que ela não seja injusta .

Mary Any disse...

Devemos respeitar as pessoas de maneira igual , independente da sua Cultura. Todo nós somos seres humanos e nem todos somos iguais , inclusive temos culturas diferentes , mas nao precisamos necessariamente concordar com suas atitudes. Como um exemplo podemos citar a aula de Sociologia que foi discutido a respeito da Cultura Indigena que pratica o infanticidio, atitude a qual eu nÃo concordo. Cultura para mim são crenças, comportamentos, valores, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Só que nem sempre seguir a sua cultura é a melhor opçao , devemos analisar o mundo em que vivemos e nos adaptarmos a algumas mudanças .

Mary Any
Numero 37
Terceirão .

Anônimo disse...

Devemos sim respeitar a Cultura das outras pessoas , mais nao precisamos concordar com elas! Existem atitutes que não condizem com o nosso comportamento , como podemos citar a Cultura Indigena que cometem o infanticidio , que é um comportamento que eu não aceito , e existem Culturas diferentes mais também existem as Leis , quee devemos cumprir.
Se todas as culturas fossem seguidas ao pé da letra nao necessitaria de leis , e se as leis foram criadas é para serem compridas independentemente da sua Cultura . Devemos sim conciliar Leis e a Cultura mais de uma maneira legal , em que ninguém possa sair prejudicado .

Mary Any de Godoy
numero : 37

Fabíola disse...

Tribos,países e religiões tem os seus costumes baseados em tradições seculares,ou seja, o rompimento com eles é muito difícil,mas necessário em algumas ocasiões.O mundo é dinâmico, muitos atos considerados normais na antiguidade são crimes hoje,como:o trabalho escravo.O genocídio de crianças como controle do crescimento populacional, não é aceitável.As mudanças quando visam o bem das pessoas,devem ser colocadas em prática mesmo que isso ocasione em adaptações culturais de alguns povos.A vida é mais importante.Fabíola número 14

Anônimo disse...

Eu concordo com a hipotise de que cada cultura tem que ser respeitada...é complicado dizer isso,pois nem sempre vai chegar alguem aqui onde vivemos,alguém de muito longe,e concordar com os nossos habitos mas a pessoa tem que ter senso e respeitar a cultura de cada um pois é algo que vem de muito antes.Eu concordo,mas não defendo por um exemplo com a cultura dos indigenas..dos indianos..dos arabes..enfim,cada um com seus costumes e maneira de ver seus conceitos segue vivendo sua vida!

Ludmille I. Avanci de Melo n° 34

Anônimo disse...

seguem vivendo suas vidas! *** / errei

Ludmille de Melo n°34

Anônimo disse...

Na minha opinião nós devemos sim respeitar cada cultura nas situações cabíveis na vida ; porém quando se trata de coisas "absurdas" , como predestinar a morte de alguém ou algo que possa prejudicar a vida de uma pessoa , nós não podemos nos omitir e deixar que isso aconteça , pois todos temos o direito da vida e ninguém pode nos tirá-la ou arruiná-la , mesmo estando ou não nos costumes culturais .

Milena Marques , n. 40 .

Unknown disse...

Concordo que cada cultura deve ser respeitada,cada um cresce i vive de acordo com sua cultura,mas existe algumas situaçôes que nao é certo no meu ponto de vista,Exemplo da cultura indígina no caso dos gemêos que 1 deve morrer para o outro viver, isso é ''ridiculo'' absurdo pois ninguem tem o direito de tirar a vida de um Ser humano, apenas DEUS.

Aluno:Lucas De Souza Malvestiti
nº:33

André Teixeira disse...

A cultura é algo fundamental e inevitável, é ela que distingue povos e que auxilia na formação da pessoa como membro de determinado grupo. Porém percebemos que ao longo da história a cultura é algo que se transformou gerando distorções da sua própria essência.
O etnocentrismo por exemplo, distorceu a essência da cultura, levou algumas pessoas a acreditarem que sua cultura era mais 'forte' ou mais 'importante' que as demais. Talvez esse aspecto ajudou em grandes revoluções e guerras e ainda continua partilhando a comunidade, pois simples questões que poderiam ser resolvidas com o diálogo, são resolvidas na base de socos e pontapés, e porque isso acontece? Acontece que os participantes da discussão não admitem que suas ideias, sua cultura, serão sobrepostas, ou seja, não aceitam que sua cultura é menos importante que a do outro.
Com base em toda essa reflexão eu chego ao ponto de afirmar que na minha visão a cultura é totalmente importante, mas certas questões estão acima dela. Se os pivôs das guerras e discussões pensassem antes na 'vida', pensassem antes nos direitos que todos nós temos, o mundo não seria como hoje, a paz reinaria. Concluo então que certos fatores estão acima da cultura, pois a própria cultura gera várias interpretações o que pode gerar vários movimentos que acabam com o respeito e a moral da mesma.

Anônimo disse...

Acredito que independente de cada cultura, existem certas leis, direitos que devem ser levados em consideracao, por exemplo em culturas que a transfusao de sangue e' proibida, acho que assuntos que envolvam a vida e a morte deveriam deixar a cultura de lado, pois nao e' qualquer coisa que esta em jogo, e' a vida de uma pessoa, e acho que a vida esta a cima de qualquer cultura ou crenca, outro exemplo sao as tribos indigenas que praticam o infanticidio, a crianca que nasceu nao pode se defender, mas acredito que se ela pudesse lutaria por sua vida, pois nao e' sua culpa se sua mae, e' mae solteira, se ela possui um irmao gemeo, se ela possui algum problema fisico ou mental, por isso acho que ela nao deveria ser condenada, pois acho que todos possuem o direito de viver independente do que cada cultura defenda.

fernanda santos batista n16 3EM

Unknown disse...

Rafaelly F. Souza de Castro
nº 46 - 3º EM

Na minha opinião cada cultura deve ser respeitada, não existe uma cultura melhor que a outra, e sim apenas culturas diferentes e é preciso respeitá-las mas nem sempre precisamos concordar com ela. Se uma cultura exagera e faz com que isso ultrapassa os direitos de uma pessoa faz gerar um conflito á sua existência,
Todos têm o direito de ser livre de escolhas, e certas culturas nos impedem de escolher, como comentado na aula, de impedir uma criança de comer chocolate na páscoa, pois a religião não acredita isso faz com que a criança cresça revoltada por não ter tido escolhas em sua infância.
A cultura foi feita para as pessoas serem diferenciadas umas das outras, mas de forma que não nos prejudique e sim pra que nos ajudem em nossas escolhas.

Unknown disse...

A pluralidade cultural é uma questão que gera muitos conflitos, pois cada um possui uma cultura diferente da outra e alguns até não aceitam ou fazem referência a padrões adotados pelo grupo social ao qual o individuo faz parte, sendo esta uma visão preconceituosa e chamada de etnocentrismo.
E eu sou da opinião de que cada um deve respeitar ou tolerar a cultura do outro, pois cada um acredita e aceita aquilo que ocorre naquele grupo, e ninguém é obrigado a estar nele.
E se todos pensassem assim e não agissem com intolerância nós teríamos um convívio mais fraterno e solidário havendo assim relações democráticas.
A tolerância permite que todos exponham sua opinião mesmo que afete um ou outro. Claro que isto não é uma tarefa fácil! Mas para haver uma mudança, temos que começar dentro de nós mesmos.

Aluna: Luana Pereira
Número: 32
3º EM

Anônimo disse...

Sim, concordo com o fato de que cada cultura deve ser respeitada, ainda mais em um mundo globalizado a qual vivemos hoje. Não seria de estranhar em um planeta com cerca de 6,5 bilhões de habitantes diferentes crenças, etnias e costumes. Devemos nos render que com o fato do mundo estar tão globalizado temos a necessidade de atuar e transitar comercializações com grupos e pessoas de diferentes culturas, e isso está fazendo com que venhamos quebrando a cada dia mais barreiras de nossos preconceitos.

Mariana Navarro
nº: 36
3º ensino médio

Unknown disse...

Gabriela Alves de Paula
nº- 22 3º EM

Creio que cada sociedade, cada grupo tenha sua cultura, seus costumes e devem ser respeitados. Porém há casos em que o direito a vida tem que prevalecer. Cada indivíduo participa, crê e segue aquilo que completa, mais quando há convívio com mais de uma cultura tem que haver bom senso. Se o individuo está entre a vida e a morte, e tem como ser feita alguma coisa, independente do que ele segue, tem que salvar a vida, pois ninguém tem o direito de limitar a vida de ninguém. Fora isso tem a interação de cada pessoa com o convívio entre outras pessoas. Como por exemplo o caso das religiões, tem religião que não pratica, a oração mais na escola como se realiza orações tem que ser respeitado, para que haja um bom convívio.

Unknown disse...

Gabriela Alves de Paula
nº 22 - 3º EM

Creio que cada sociedade, cada grupo tenha sua cultura, seus costumes e devem ser respeitados. Porém há casos em que o direito a vida tem que prevalecer. Cada indivíduo participa, crê e segue aquilo que completa, mais quando há convívio com mais de uma cultura tem que haver bom senso. Se o individuo está entre a vida e a morte, e tem como ser feita alguma coisa, independente do que ele segue, tem que salvar a vida, pois ninguém tem o direito de limitar a vida de ninguém. Fora isso tem a interação de cada pessoa com o convívio entre outras pessoas. Como por exemplo o caso das religiões, tem religião que não pratica, a oração mais na escola como se realiza orações tem que ser respeitado, para que haja um bom convívio.

João Pedro Marques Mangolin N°24 disse...

Concordo que cada cultura deve ser respeitada, desde que esse respeito seja mutuo.
Outra coisa muito importante é que essas culturas nunca sejam confrontadas nem comparadas. Cada cultura nasceu em um contexto diferente e com um objetivo diferente.
O mais importante é que as pessoas devem respeitar outras culturas independente se vai contra seus principios.

Anônimo disse...

Gabriela Alves de Paula
nº 22 - 3º EM

Creio que cada sociedade, cada grupo tenha sua cultura, seus costumes e devem ser respeitados. Porém há casos em que o direito a vida tem que prevalecer. Cada indivíduo participa, crê e segue aquilo que completa, mais quando há convívio com mais de uma cultura tem que haver bom senso. Se o individuo está entre a vida e a morte, e tem como ser feita alguma coisa, independente do que ele segue, tem que salvar a vida, pois ninguém tem o direito de limitar a vida de ninguém. Fora isso tem a interação de cada pessoa com o convívio entre outras pessoas. Como por exemplo o caso das religiões, tem religião que não pratica, a oração mais na escola como se realiza orações tem que ser respeitado, para que haja um bom convívio.

Anônimo disse...

Rose mandei errado duas vezes o meu comentario no nome da Rafa e não consegui deletar =D Desculpa..hehehe

Gabriela Alves de Paula

Thalles Felipe K. R. disse...

Cultura refere-se a crenças, comportamentos, valores, cada um tem a sua cultura e devemos respeitar isso para que respeitem nossa cultura também, claro há diretos universais irrevogáveis como a vida, as vezes alguém pode não respeitar alguma cultura para sobriver, se alguem está correndo risco de morte e sua religião não permite a injeção, por exemplo, para sobreviver provavelmente ele não seguirá a risca sua religião. Claro, isso varia, algumas religiões condenam a injeção, talvez outras pelo contrário.

Thalles Felipe K. R.
N° 50

Anônimo disse...

''Cultura é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem.São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade.''

Eu acredito que toda cultura deve sim ser respeitada, independentemente de qual crença eles acreditam ou de que país veio. Por exemplo na China, eles comem cães, uma atitude que no Brasil seria como um crime, porque o cão é um animal domesticado e do convívio humano; o mesmo acontenceria se na India alguém desrespeitasse uma vaca, onde lá ela é sagrada e todos a respeitam como 'deuses'. Acho que ninguém deveria criticar, ou tentar mudar uma cultura, que é a identidade de um grupo, num certo lugar onde se vive.

Milena Beletato, nº39

Anônimo disse...

Eu não concordo que devam existir valores universais, pois não possuímos uma cultura universal, mas sim, milhares. Porém um aspecto que é comum para todas essas culturas, é que seus integrantes pertensem a mesma espécie: (o ser humano). Mas não é só por isso que devam haver idéis que todos devam seguir. Porque cada povo, cada cultura, tomou para si diverssos modos de sobreviver, ver e entender o mundo, mesmo sendo considerados absurdos por outros, já que nem todos pensamos igual. Assim sendo, desenvovem comportamentos diverssos com relação a situações diverssas, tendo que ser respeita seu modo de pensar, pois não está errado, não existe modo certo, existe apenas modos que se adequaram a necessidades específicas de cada cultura(povo), em dado momento histórico.
Por isso que sou a favor que todas as culturas sejam respeitadas em todas as suas particularidades "Relativismo Cultural"

Anônimo disse...

Eu acredito que cada cultura dever ser respeitada em todas as suas particularidades independente de qualquer coisa, mas eu acho que uma pessoa nunca deve ser obrigada a seguir os hábitos de uma cultura, ela deve seguir por livre e espontânea vontade. Cada cultura tem seus hábitos e costumes diferente, como nós queremos que os outros respeitem nossa cultura também devemos respeitar outras culturas, mesmo concordando com seus hábitos ou não.

Rafaela Marques
n. 44

Anônimo disse...

Devemos respeitar a cultura o espaço de cada um , mas nao podemos nos deixar influenciar , devemos ser firmes em nossa opiniao em nosso proposito ,independente de cada cultura . Existem diversas culturas com diversos costumes, habitos , e crenças.Eu nao concordo que todas os tipos de Cultura sejam seguidos ao pè da letra , temos Lei , e por isso devemos respeita - las , porque o que è bom pra gente nem sempre è o melhor para os outros.

Arthur Rafael
numero : 05