" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

IDENTIDADE NACIONAL (1o. EM)


A questão nacional no pensamento social

A história do pensamento brasileiro está atravessada pelo fascínio da questão nacional. No passado e no presente, são muitos os que se preocupam em compreender os desafios que compõem e decompõem o Brasil como nação. E essa preocupação se revela particularmente acentuada nas conjunturas assinaladas e simbolizadas pela Declaração de Independência em 1822, Abolição da Escravatura e Proclamação da República 1988-89 e Revolução de 1930. Esse tema aparece nas produções de publicistas, cientistas sociais, filósofos, artistas. Em diferentes gradações, em várias linguagens, uns e outros passam por ele. A questão
nacional está sempre presente, como desafio, obsessão, impasse ou incidente.
IANNI, Octávio. Pensamento Social no Brasil. Bauru: Edusc, 2004, p. 24.




Como vimos, são várias as representações possíveis a respeito da identidade nacional. Mas, reflita o seguinte: será que os contrastes entre Sertão e litoral, civilização e barbárie ou afinidade entre ordem e progresso são hoje em dia vistas da mesma forma que no período indicado no texto acima?

54 comentários:

Bruna Morais disse...

Sim,pois sempre teve essa desiguldade.

Danilo Ceola de Araújo disse...

não. hoje, as pessoas estão muito mais preocupadas com a política, un pouco de história do brasil, porque nós estamos vivenciando isso, e queremos participar muito mais de politica e história para sermos o primeiro do mundo em inteligência, força, dinheiro, e muitas outras coisas mais que são competitivas.
Danilo Ceola da Araújo

Luiz Fellipe disse...

A desigualdade sempre vai ter no nosso mundo EX: como deve ser a nossa historia sobre nosso país la fora lotas,tiros etc.Se a politica parace para pensar nisso em vez de ficar dando bolsa familia e outras coisa poderia construir hospitas melhoras nossa saude e diminuir a violencia pois isso esta dominando o país.

rafael disse...

Temos que melhorar a imagem do Brasil para os outros países, pois se viajamos para outros lugares eles só perguntam do nosso carnaval e futebol, não perguntam do nível de educação, saúde do nosso país pois eles sabem que é baixo, por temos que melhorar a imagem do nosso país, acabando com tiroteios em favelas, pois assim o governo vai ter que comprar um número bem menor de armas sobrando mais dinhero para investir na educação saúde e muito mais.
Por: Rafael Augusto Hernandes
Número: 54
Série: 1º EM

Jefferson Lopes disse...

Na minha opnião nao. pois o Brasil nem sempre é visto como um País que tem se desenvolvido dia após dia.
No Exterior o Brasil é visto como o País da Bagunça da desordem um País onde todos podem fazer o que quiserem sem nenhuma privação ou punição o país é lembrado no exterior como o país do futebol ou do carnaval quase todos tem esta mesma visão. Poucos são os que vêem o Brasil como um País que luta para se desenvolver cada dia mais e que tem um povo que se dedica para se sobresair apesar das difulcudades e problemas enfrentados no dia a dia.

POR JEFFERSON LOPES

Emily Sauss disse...

Não. Porque sempre terá as diferenças entre as visões dos lugares. As pessoas estão mais preocupadas com o dinheiro do que com o jeito que o Brasil está.

Por Emily Sauss Alves
no. 22

Vinícius disse...

Não. Hoje muitos países veem o Brasil como o país da festa , das férias, onde há muita dança , futebol, onde a cultura indígena esta presente em todas as pessoas e os turistas que vierem pra cá serão " os diferentes ", pois além disso verão notícias de violência, problemas com infraestrutura em hospitais e aeroportos e sobre uma população com o "QI" baixo.
Entretanto, a cada ano estamos mudando esta realidade chegando ao TOP 5 da economia mundial , mas pessimistas pensam que o Brasil está bem rankiado devido ao seu espaço territorial.
Por isso, a educação em função da estatística é o necessário para o "respeito da palavra Brasil" no mundo.Teremos duas oportunidades remotas nesta década, a Copa do mundo de 14 e as Olimpíadas de 16 aqui podemos mostrar o nosso verdadeiro ímpeto e a nossa ordem e progresso.


Vinícius Mozini Reis Nº 63

Lucas H.P. da Silva disse...

Nao,pois os paises vem a gente como um pais de 3ºmundo achando q aqui so temos carnaval,samba e futebol...Nao veem que hoje somos o maiores produtores de cafe do mundo,maiores produtores de cana-de-açucar do mundo,estamos em 8º lugar no Pib do mundo,além de sermos os melhores no Voley,Futsal,Tennis Juvenil e entre outros...E ainda somos previlegiados com uma paisagem linda que o Brasil tem.Para melhorarmos mais temos ainda que melhorar na segurança e saude,assim com certesa seremos vistos como um pais evoluido.
Nome:Lucas Henrique P. da Silva
nº:44

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não,pois a maioria do povo brasileiro como por exemplo:pessoas de classe Média se preocupam em permanecer com sua vida sem subir e nem descer de classe, mas já a classe Alta se preocupam mais com os outros países subdesenvolvidos como:
EUA,Rússia,China,Japão,etc.Sendo que muitos brasileiros com classe baixa se preocupam com esta questão para o crescimento do país e com isso são os unicos cidadãos que se preocupam mesmo com o país e são os que tem mais problemas com o salário mínimo,moradia,escolas públicas para suas crianças mas poucas coisas são resolvidas como as pessoas do nordeste que se preocupam com a água que falta naquela região as da região mamazonica e centro-oeste se preocupam com as enchentes,e com isso os outros países pensam que o nosso Brasil é cheio de assaltos em caranaval, futebol mas não veem as belezas naturais por isso que o Brasil devia melhorar.

Nome:Gabriel Henrique Schatz
Número:26

Pedro disse...

De certo ponto sim, apesar de não ser tao acentuado como naquela época, mas todos estão a procura de resolver as desigualdades sociais, sejam pelo governo, pelas ONGs, igrejas, e a sociedade como um todo. Apesar de sabermos que este é um trabalho lento e que necessita também que a populaçao tenha mais cultura para que essa desigualdade diminua.

Nome: Pedro Abilio A. Pinto
nº: 52

Anônimo disse...

* A identidade nacional sempre será a mesma, o reconhecimento sempre será o mesmo. As oposições não são as mesmas, pois o Brasil sempre mudou, e já não funciona como antes. Em relação com os contrastes, antigamente eles não ligavam para as melhorias, mas agora eles tem condições de ajudar pessoas necessitadas em todo o país.
Aluna: Fernanda Franco
1ºE.M nº- 64!

Anônimo disse...

Identidade Nacional, em termos, deve ser discutida, levando-se em conta que houveram três situações distintas na história do Brasil, sendo elas : Colonia, Impéris e República. Por isso, não podemos dizer que as oposições ainda são iguais, pois se há mudança no modo de governo, as oposições mudarão automaticamente.
Mas quando falamos sobre os contrastes que ainda existem devemos ter a percepção que eles são outros com o passar dos anos. E não importa o quanto o país avance, a população, certas veezs ignorante não vê o que já foi feito e só reclama do que ainda haverá de se fazer.
Aluna: Tassany Helena Medina
N. 56
1 EM

Isabella Gouvea . disse...

Não.Pois a imagem do nosso país para algumas pessoas expressa vamos dizer 'bagunça',desorganização, e nós brasileiros não ligamos muito para isso.Sendo que poderiamos ser lembrados por várias qualidades boas como bom investimento em eduação , grande quantidade de emprego etc..

Isabella Gouvea
N°- 33

Anônimo disse...

Não, porque todos deveria ter o mesmo direito !


Por: Kelven Jhonnes

número: 40

Anônimo disse...

O Brasil precisa melhorar a sua imagem,não só perante os outros países, mas para a sua própria população, pois o nosso país é muito conhecido no mundo todo devido ao futebol e ao carnaval, mas os estrangeiros pensam que "toda" a população brasileira gosta de carnaval e futebol e, na verdade, não são todas as pessoas que gostam dessa cultura e preferem que o Brasil seja lembrado de outras formas, como, por exemplo, através da educação, da saúde, etc. Se o Brasil investisse mais na segurança e na educação, talvez o nosso país seria lembrado de uma outra forma.

Por: Nayla Gabriela da Costa Pedro
nº: 51
série: 1º EM

Taynara Cristiny Reis disse...

Na minha opinião,não pois nos tempos de hoje o Brasil não está sendo visto como país desenvolvido pelos lá de fora, mas sim um país que só tem de bom o futebol o carnaval, que não tem punição para violência,etc. E são poucos que veem o Brasil onde os trabalhadores lutam para poderem ter seu pão de cada dia.
Por: Taynara Cristiny Reis
Nº: 57
Série: 1ºem

Gabriella Magri disse...

na minha opinião, não, pois o Brasil é conhecido na maioria dos outros paises apenas pela farra, como o futbol e o carnaval e isso gera um aimagem de que todos os brasileiros são assim, nos temos que melhorar a imagem do Brasil destacando cada vez mais o lado politico e historico da País só assim agente vai poder deixar um pouco de lado essa ideia de que o Brasil é só farra!


Gabriella Gonzales Magri
30

Thatiane C M Barbosa disse...

Não , porque é conhecido na maioria dos outros paises apenas pela farra, como o futebol e o carnaval , só festa . o pais só pensa em dinheiro , se nós pensasse em outra coisas importantes os outros países vinha até aqui no BRASIL .

Aluna : Thatiane cristina m Barbosa
N : 60
1º EM .

Anônimo disse...

Não. Pois hoje em dia as pessoas estão focadas a si mesma e não para a população nacional e por isso sempre terá uma desigualdade social econômica em nosso país e por terem muitos políticos corruptos no Brasil também ajuda a ter desigualdade.
Aluno: Gabriel de Lima Chambó
Número: 25

Anônimo disse...

Concordo com todas as representações a respeito da identidade nacional, pois todas estão certas em relação a época que foram escritas. Mas hoje em dia não podemos aceitar todas como corretas para a atualidade. Como vimos o Brasil é um país que sofreu, de um jeito muito próprio, várias mudanças que refletem no Brasil de hoje e traz consigo vários defeitos e qualidades que são vistos por todo o mundo então não podemos ter ideias iguais se tratando da nossa identidade nacional, mas podemos ter ideias que se diferem das de antes se tratando de um agora.
Maria Alice Antoniassi

Anônimo disse...

Pessoas dizem , Brasil o país do Carnaval,Futebol,Festa todo hora.
Mas elas não veem que somos como qualquer outro país em desenvolvimento.
Claro que temos as nossa características que vão ficar um bom tempo sendo "originais" pro Brasil e isso somente o povo muda.
Mas como o Brasil é um país em fase de desenvolvimento,ou seja ele é uma economia emergente,que é uma economia em expansão,podemos mudar, pra melhor ou pra ruim, agora só basta acreditar nas eleições e deixar o Brasil na mão dos cidadãos.

Thiago Presente Fedrigo N°61

Anônimo disse...

Na minha opnião nao, pois pelas pessoas de fora, o Brasil nao esta sendo visto como deve,o real,pensam que é só festa: como o carnaval, futebol entre outras coisas.. Mas não veem que o nosso pais luta para isso mudar, mesmo sendo alguns ajudando para isso acontecer, em vez de tenta muda um pouco a visão deles, poderiamos ser vistos com uma boa qualidade de vida, investimento na educação dos brasileiros, vagas em trabalhos honestos e etc..

Nome: Jéssica Paola de Oliveira
Nº: 37
Série: 1ºEM

Caarool disse...

Não se pode dizer que todas as afirmações são válidas, pois o Brasil passou por varias mudanças e com isso foram surgindo novas hipóteses. Porém, não podemos julgar que todas são erradas.
Atualmente as oposições não funcionam mais corretamente, pois a história do Brasil vai mudando a cada ano, mas mesmo assim prevalecem algumas delas. E os contrastes hoje não são vistos da mesma forma, atualmente não estamos muito ligados na história de nosso país, mas sim no futuro que ele vai exercer, como a política, e a imagem dele, como: Carnaval, futebol, etc...


Aluna: Carolina Bianco Vedoveto
Nº: 15

Gustavo Henrique Alves disse...

Nos dias de hoje, com um país mais modernizado e com mais pessoas lutando pela reestruturação do Brasil, as desigualdades ja começam a diminuir. Com o trabalho das escolas,ONGS e demais instituiçoes contra a desigualdade social, o Brasil ja começa a ser visto de um modo diferente. Logicamente, há ainda muito oque fazer para melhorar o Brasil, mas para um começo ja é otimo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Em cada época teve seu significado e agora Brasil tem sua identidade conforme a sua situação atual.
As oposições ainda funcionam,porque o Brasil ainda hoje é o gigante pela própria natureza .
Então, o Brasil sempre está sofrendo um desafio para construir,sua identidade nacional própria para sua época e para construir um Brasil cada vez melhor.
Por: Isabelle Caroline Dimira Sassi

Unknown disse...

Não, pois o Brasil evolui naturalmente conforme o mundo também sofria mutações e como consequência os cidadãos brasileiros também evoluíram, essas mudanças ocorreram lentamente conforme passava geração em geração e com isso aprendemos a adaptar-se aos contrastes, e a procurar soluções para os problemas que foram surgindo ao longo da historia , por todavia apesar de muitas mudanças, o Brasil ainda é visto em países desenvolvidos de forma superficial como o pais do futebol, carnaval e um povo que vive de modo arcaico .Nesta década teremos duas chances de mostrar ao mundo que o Brasil evoluiu junto com os demais países e esta população e capaz de adaptar-se com mudanças.
Bruna Cristina Golfeto
n°: 10

Jaqueline Okamoto disse...

Não,pois houve muitas mudanças e com isso também haverá mudanças no pensamentos das pessoas

Cesar Augusto Beletatti disse...

Na minha opinão não, pois, o Brasil quase sempre é visto por outros países como, país das drogas, carnaval, futebol, violência, prostituição e etc.
Mas não é bem assim, o Brasil vem lutando para se tornar um país desenvolvido, o Brasil vem crescendo a cada dia e tentando melhorar, nossos políticos estão cada vez mais preocupados com a imagem do Brasil lá fora. Diga-se de passagem que o Brasil ficou em 10º lugar como melhor do mundo no futebol e todo mundo ficou triste, mas é o 108° na educação e ninguém se importa.
César Augusto Beletatti
nº: 16

Jaqueline Okamoto disse...

Não,pois houve muitas mudança de antigamente para hoje em dia então também haverá mudanças no pensamento,no modo de agir das pessoas.

Anônimo disse...

Em hipótese algum deve-se igualar situações opostas de épocas opostas. A sociedade atual vive em constante mudança, do mesmo modo que a "cara" do país no cenário internacional muda, o pensamento e o comportamento mudam. As nações em suas "configurações" atuais têm necessidade dessa mudança para manter a roda socioeconômica em movimento.
Não, os contrastes não são vistos da mesmo forma, uma vez que o Estado trabalhou quase 200 anos para diminuí-los, pois essa é uma de suas funcões enquanto reguladora de liberdade, igualdade, etc.
Mesmo que nao tivesse ocorrido mudanças na sociedade, ela continuaria sendo vista diferente de antes, porque a CABEÇA dos cidadãos muda, tendo, assim, pontos de vistas divergentes em cada período pelo qual o país passa.

Aluno:Matheus Facio Pires
N˚:48
Série:1˚ EM

Unknown disse...

Varias representações seguem a realidade de hoje,algumas não mais, porque nossa sociedade mudou,o mundo mudou, na minha opinião,para melhor.

O progresso realmente começa a chegar no Brasil, e isso é muito bom, mais infelizmente a desigualdade social no Brasil só cresci, vulgarmente posso dizer que pessoas ficam muito ricas, e também pessoas ficam muito pobres.

Luana França.

n°: 42

Emily Istak disse...

O brasil tem uma visão de como ele poderia ser, porque o país foi criado, constituído das necessidades que o povo precisa e muitas vezes ele é jugaldo por uma pequena parte que nele apresenta. Por isso não são todas suas ideias que são válidas.
As oposições para explicar o Brasil se baseavam na visão paradisíaca e isso não funciona mais em nosso viver, porque é um grande mito sobre a identidade nacional.
Os constrastes não são vistos da mesma forma, pois hoje vemos e vivemos num Brasil onde é constante a desigualdade social, a violência, onde não conseguimos conter o desmatamento e ainda existindo a economia precária.
Por: Emily Istak.

Anônimo disse...

Não, pois antigamente o país era muito mais patriota do que hoje, se dava o respeito à pátria. Quando se ouvia o hino nacional, haviam pessoas que se desmanchavam em prantos de emoção. Na atualidade, vivemos de calúnias e golpes dados pelos políticos que fazem o quer, e na hora de assumir seus atos corruptos, falam que honram o país e seriam incapazes de fazer tais atrocidades. O mundo gira entorno do capitalismo nos dias atuais, tendo dinheiro se compra qualquer coisa a qualquer hora. Se estuda a história do Brasil, não por interesse, mas por ter que saber para passar em vestibulares e avaliações escolares.

Anônimo disse...

Não, pois antigamente o país era muito mais patriota do que hoje, se dava o respeito à pátria. Quando se ouvia o hino nacional, haviam pessoas que se desmanchavam em prantos de emoção. Na atualidade, vivemos de calúnias e golpes dados pelos políticos que fazem o quer, e na hora de assumir seus atos corruptos, falam que honram o país e seriam incapazes de fazer tais atrocidades. O mundo gira entorno do capitalismo nos dias atuais, tendo dinheiro se compra qualquer coisa a qualquer hora. Se estuda a história do Brasil, não por interesse, mas por ter que saber para passar em vestibulares e avaliações escolares.

Aluno: Dyuliana Pirilli

murilo disse...

Não, pois com o passar do tempo o pensamento e os atos populares mudam conforme o mundo evolui, nao podemos ficar parados no tempo, e nunca mudar nossos pensamentos. Pois se isso acontecer, nós nunca progrediremos em nada.

Jullye disse...

Não, pois sem duvida, o Brasil evoluiu muito de lá pra cá, os brasileiros pensam de forma diferente e para aqueles que vêem o Brasil de fora também mudou sua forma de pensar. A situação histórica é outra e com ela a mente dos brasileiros também é outra, já que temos acesso à informação, um fator importante e relevante, pois naquela época poucos tinham acesso a ela.
Nosso país já deu provas de que não é apenas o país do futebol e do samba e ainda pode reforçar isso quando sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, só de ser digno de sediar tais eventos, o Brasil já aparece com outra “cara” para o mundo e principalmente para os brasileiros.

Jullye Mardegan nº39

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Com o tempo, o Brasil foi passando por mudanças, e por isso as representações sobre a identidade nacional tambem sofreram mudancas, fazendo com que o ponto de vista das pessoas seja diferente.
As oposições que antes eram usadas ja nao funcionam mais, pois hoje em dia tudo esta diferente e mais complexo.
Os contrastes que eram utilizados foram substituidos por outros e agora são vistos como ultrapassados e sem sentido.
Por: Raíssa Caroline Tschmerizja.
Numero: 55.

Adriana Cristina Alexandrino disse...

Não. Muitas pessoas julgam o nosso país com base em uma unica notícia ou fato, elas não percebem que o todo é totalmente diferente de uma parte da história. Também existe o fato das pessoas sempre julgar tudo, usando a sua experiência de vida. A questão é que existe muitas divergências entre as opiniões e sempre tem pessoas que só sabem criticar o que é ruim e nunca elogiar o bom.
Com isso se percebe que a base que se usa para criticar uma coisa não é a mesma que se usa para elogiar. Por isso hoje em dia o mundo nem qualquer outra coisa é vista da mesma forma. Não se pode julgar o país em diferentes épocas, pois conforme o tempo ele pode mudar a sua imagem.
Por: Adriana Cristina Alexandrino
nº: 01

Unknown disse...

não. pois os pensamentos mudam sempre, cada epoca tem sua forma de pensar.Porque antigamente, nao tinha tanta desigualdade, igual hoje em dia, está aparcendo muito, porque as pessoas estao pensando só nelas mesmas.
Venâncio Rossi
nº62

Anônimo disse...

Não. Uma parte do brasileiros têm trabalhado bastante para mudar a "cara" pra outros países e para que possa haver mais igualdade social. No entanto para os outros países o Brasil é o país do samba, das favelas, da política corrupta, do futebol, das florestas. Mas isso é apenas a visão das pessoas que não conhecem o país, pois nem todo o país é cheio de favelas e mato; e nem todo mundo passa o ano inteiro festando, para a maioria das pessoas o carnaval é só mais um feriado no calendário; Nem todos também são apaixonados por futebol quanto as pessoas de fora do país pensam.
Ainda existem um contraste assustador entre as regiões do Brasil, mas com o passar dos anos vêm diminuindo, também com espaço territorial tão grande fica bem dificil de todos os lugarem serem iguais. Afinal cada lugar têm a sua cultura e seus costumes.
Com tudo isso a imagem do Brasil vêm mudando a cada dia.

Por: Mariana Beatriz Alves
Nº: 47

Anônimo disse...

bom eu acho que não, outros países e pessoas vê o Brasil com olhos de "bagunça", sempre que eles comentam sobre o Brasil falam somente sobre futebol, carnaval, praias, rio de janeiro, mas nunca pararam para comentar sobre o nível de aprendizagem das escola, sobre saúde, sobre política, não comentam como o nosso país vem crescendo, nao. eles apenas comentam sobre diversão, comodidade e conforto.
OBS: quinta - feira no inglês estavamos comentando justamente sobre esse assunto, lemos diálogos em que extrangeiros apenas qualificam o brasil como, mulheres que usam biquini fio dental, acho que eles podiam começar a enchergar nossas riquezas e qualidades com outros olhos e ver que nao somos apenas algo a mais em nossa sociedade e sim algo que completa e qualifica a sociedade.
- Aluna: Lorena Heloise de Oliveira Polimante.
- nº: 41

duh disse...

não, pois o nosso país é visto por outros como um país que apenas tem como cultura o carvanal e o futebol. e esqueçem das culturas historia que tbm sao importantes tanto como estás.
por:Eduardo santana nº20

Thamires Beletato disse...

Cada época, tem sua forma de pensar, portanto, os contrastes não são vistos das mesmas formas. Porque antigamente, as pessoas pensavam mais nos próximos,
em sempre estar ajudando. Não havia tanto preconceito, desigualdade social, etc.
A sociedade atual, é mais egocêntrica. Os ricos, estão cada vez mais ricos,
e os pobres, cada vez mais pobres. A desigualdade está aparecendo cada vez mais..
Chegamos a um ponto em que devemos pensar mais em nós mesmos, e fazer o bem, para o nosso bem.
Assim, quem quiser uma nação melhor, poderá tomar esse alguém como exemplo e fazer igual, para que melhore cada vez mais a sociedade que vivemos.
Projetos sociais como: ONGS, greves, etc. fazem parte da busca da melhora da nossa Nação.

Unknown disse...

Não, pois o Brasil sofreu mudanças com o decorrer do tempo, e com isso, mudou os costumes, jeito de agir e principalmente o jeito de pensar. O pensamento das pessoas de antigamente são vistos como sem sentido hoje em dia. E com toda essa mudança, veio um dos principais problemas de hoje, que é a desigualdade social, pessoas que só pensam em si próprias, algo que deveria mudar, para que outras coisas também mudassem. Mas contudo, o Brasil também evoluiu, e por isso somos capazes de nos adaptar com mudanças constantes na sociedade.

Aluna: Carla Pereira
Número: 14

Anônimo disse...

De certa forma não,o Brasil nao é mais o mesmo de épocas atraz,com o tempo, estudos, educação, uma grande evolução transformou a identidade nacional,e novos conceitos surgiram.
Um fato que continua é a desigualdade,que ocorre devido os olhos que julgam, isso nao irá mudar, nem o tempo,educaçao, tecnologia uma evoluçao.
O Brasil ja foi visto por vários olhos e o que fica é o conjunto de opiniões que se repetem que acabam fazendo com que ele ganhe uma identidade e que essa identidade continue.Nesse século,ele é o Brasil do futbol,carnaval, mulheres,etc...e outras querem que a sua identidade seja mudada pois assim ele vai ter varias qualidade,outras querem que essas continuem assim ele vai ter um ponto alto que assim será conhecido.
Acredito que essas mudanças continue com cada evoluçao,mas as qualidades ficam pois ja estão escritas no Basil.
Gabriela Ballan
n 28

Anônimo disse...

Cada ano que passa, o Brasil tem recebido mais turistas, assim mudando suas concepções de que nosso país nada mais é que uma selva e que todos jogam futebol e dançam sem parar. Os visitantes levam para seus respectivos países como realmente o Brasil é, um lugar lindo, com pessoas calorosas, reconhecido como um dos maiores países emergentes do mundo, fazendo parte do BRIC.
Mesmo assim, a maior parte da população mundial ainda têm um pensamento muito fechado em relação a isso, muitos não sabem qual é a língua oficial muito menos a capital do nosso país.
Mas acredito que nossa nação está caminhando para um grande desenvolvimento econômico, cultural e político, acabando com a corrupção, com a grande desigualdade social.


Por: Amanda Bassi Lagana

Anônimo disse...

Depende do ambito a ser discutido, para enterdermos a nossa história temos que fazer uma reflexão do modernismo que aflinge o nosso país mas não esquecemos de tudo que foi passado, que delá que tiramos a nossa identidade mas também não podemos ficar na mesmisse, temos que estã aberto que o mundo que vivemos ele da um giro de 380 graus, tornando assim fascinante a modernização.

Somente como referencia de identidade histórica, porque deacordo a miscigenação, a modernização mobilizou nesse país tantos intelectuas, a independecia politica, a globalização deu-se o avanço muito grande para esse processo de transformação. Mas não esquecemos que mesmo com tanta modernização nosso país é gigantesco e não se alcança a todos os anos.
Aluna: Amanda Lima

Alana disse...

Nao. Antigamente no Brasil havia um grande fascínio pela questão nacional, mas com o passar do tempo, muitas coisas mudaram, juntamente com a forma de pensar daquela época e o próprio patriotismo das pessoas foi se perdendo. Hoje em dia, não se preocupamos mais tanto com o bem estar coletivo, apenas com nós mesmos e a desigualdade só aumenta, beneficiando uma minoria e prejudicando os outros.
POR: Alana Enz Rossi nº: 2

- carla letícia disse...

não, pois o Brasil nos olhos de outros países, é visto como um país 'vulgar', não pensam na política entre outras coisas..
- Carla Letícia Alves
- 13

Anônimo disse...

a indentidade nacional esta em constante mudança , de acorodo como a população se renova a identidade também começa a ser novamente rescrita .
Camila cristina Do Santos

Anônimo disse...

Não, pois o Brasil de certa forma vem crescendo e evoluindo com o decorrer do tempo, buscando uma melhor educação, saúde e economia, mas ainda de uma forma lenta, fazendo com que os outros países ou até mesmo brasileiros mal informados não vejam isso e olhem apenas para o lado de que o Brasil é uma festa, onde se pode fazer tudo sem nenhuma conseqüência.

Por: Lucas Beletatti Avansi
nº: 43