" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O que é a Sociologia


Pautado no trecho do livro O Filho Eterno, de Cristovão Tezza, lido em sala de aula, escreva um pequeno texto que expresse sua compreensão sobre a diferença entre MUNDO IDEAL e MUNDO REAL.

59 comentários:

Rosemeire Antonio Bassi disse...

Pessoal, caprichem na resposta, não escrevam em internetês, e, no final do seu texto não deixe de escrever seu nome, conforme o exemplo abaixo.
Por: Rosemeire Antonio Bassi

Anônimo disse...

Outra coisa, só valem as reflexões postadas até o dia 11/02/2010, próxima quinta-feira.
Por: Rosemeire Antonio Bassi

Lucas Henrique Fusca disse...

Eu acho que o mundo ideal seria aquele sitado no livro em que diz que nao importa o numero de bens que voce tiver,mas sim que voce seja feliz onde estiver.E tambem queria que o ser humano nao fosse tao rancoroso,e tambem queria que ninguem matase uns aos outros.
Mas o mundo real e duro ruim,todo mundo quer sempre ter dinheiro e nao e feliz,e o ser humano e muito duro e baixo.Mas a vida e assim mesmo,temos que nos acostumar para nao cair.
Por:Lucas Henrique Pereira Da Silva

edubraga disse...

"O que é a sociologia?"

Eu acho que o conceito do mundo real é o mundo que nós vivemos ,ou seja, a realidade :como nossos pais são , como os nossos professores são ,o jeito que nossos amigos são , etc...

Já o mundo ideal é o jeito certo do mundo ser :como o mundo tinha que ter paz ,amor e alegria para todos os moradores do mundo ,e, támbem o jeito que nós queríamos que nossos pais fossem ,o jeito que nós queríamos que nossos professores fossem ,o jeito que nós queríamos que nossos amigos fossem ,etc...

Por: Eduardo Felipe Ardigo Braga.

rafael disse...

Para mim o conceito do mundo real é sociedade em geral, os alunos , os professores, os engenheiros, s logistas e etc. Só que no mundo real existem muitas coisas ruins co terroristas, guerrs, fome e muito poucas pessoas ajudam a acabar com isso.

Já no conceito do mundo ideal para mim seria a paz, a alegria, é quando se tem tudo te bom na sociedade sem guerras, sem fome sem nada o que a de ruim.

Por: Rafael Augusto Hernandes

Anônimo disse...

Eu acho que aquele pequeno trecho do livro já deu pra mostrar basicamente a diferença entre o mundo real e o mundo ideal.
Primeiro ele começa a ter suas ilusoes sobre a casa, falando que finalmente vai ter sua casa própria, etc...Bom ele acha que vai ser uma maravilha, entretanto, quando ele se muda e enfrenta o mundo real, ele encontra as dificuldades, os problemas, dai ele começa a si perguntar: "Porque nao pensei nisso antes??"

A mesma coisa acontece com a sociedade.As pessoas muitas das vezes tiram ilusoes sobre um assunto, ou seja, acham que sempre vai ser "um mar de rosas", mas, quando encaram o mundo real, se perdem, pois é aonde vao encontrar problemas, dificuldades,etc...
Dai vem a questão."Porque você não penso nisso antes??"

Então pense bem, não pense somente no mundo ideal que você planeja, mas sim no mundo real que você vai encontrar no futuro.

Por: Lucas Beletatti Avansi

duh disse...

Para mim um Mundo real é : Aquele mundo que vivemos a realidade , oque agente vive cada dia , e com esse mundo real como é convivemos com muitas coisa da nossa realidade que é bom e ruin.
e para mim, o conceito de um mundo ideal é : Um mundo de escolhas , pois um mundo aonde agente temos paz, viver em uma sociedade mais proxima, mais fraterna , sem desigualdades,ou seja um mundo ideal.. Por: Eduardo Santana Cordeiro.

Anônimo disse...

Na minha Opnião o mundo ideal é um mundo onde possa existir mais fraternidade carinho e compreensao com todos um mundo onde não há guerras e violencia como se ve no mundo real.
O mundo real em que vivemos todos os dias encontramos desigualdade falta de união e muita falta de amor entre as pessoas mais a vida é assim devemos encarar a realidade e seguir com a vida normalmente acreditando que um dia essa dura realidade possa mudar.
Por: Jefferson Vital Lopes

Taynara Cristiny Reis disse...

O mundo ideal é aquele que a gente pensa que está vivendo,mas não estamos como por exemplo: queremos um mundo com paz,o jeito que nós queriamos que as pessoas fossem.
O mundo real é aquele que vivemos o dia a dia,duro queremos as coisas e não temos como o dinheiro.

Anônimo disse...

Em minha opinião a diferença entre o mundo real e o ideal não é tão simples quanto se imagina.
Não podemos apenas dizer:" o mundo real é o que eu vivo e o mundo ideal é o que eu imagino". Precisa-se ir um pouco além desse pressuposto.

Mundo real:é, como o nome diz, a minha realidade, o que eu vivo neste momento, o que o mundo me proporciona neste fase de vida.
Mundo ideal:é aquele que eu anseio ,o que realizaria a maior parte ou todos os meus desejos, tornando-me completamente feliz.

São conceitos totalmente diferentes, não?
Não (no meu ponto de vista),pois em alguns momentos eles se "fundem" sendo ao mesmo tempo reais e ideais.Exemplificando: a realidade de um tal homem é a pobreza, a marginalidade e a sua parcial exclusão da sociedade, entretanto para ele o ideal de vida seria ter dinheiro, participar ativamente da sociedade e ser feliz.Em outro lugar há uma mulher, cuja vida apresenta todos os ideais que para o tal homem formam uma vida perfeita, ou seja a vontade do homem é ao mesmo tempo real e ideal dependendo apenas do ponto de vista em que é observado.
Posso chegar também a conclusão de que não há um mundo ideal que agrade a toda uma sociedade igualmente, pois cada um tem vontades diferentes e percepções do mundo que diferem umas das outras, portanto é impossível chegar a uma felicidade geral, isso sim seria um mundo ideal, mas infelizmente APENAS ideal.
Por: Matheus Facio Pires

Anônimo disse...

O mundo ideal seria calmo,tranquilo,onde todos morariam em um ambiente ou sociedade sem violência,roubo,sem desigualdade,assim viveríamos todos felizes e sem problemas

Já no mundo real percebe-se que todos são de um jeito,bem diferente,não respeitando suas diferenças.É o mundo em que vivemos com violência,desigualdade,falta de fé,amor,respeito.
Por:Isabelle Caroline Dimira Sassi.

Alana disse...

Na minha opnião existe uma grande diferença entre mundo ideal e mundo real. Na sociedade atual estamos sempre buscando o mundo que julgamos ser ideal e o que as vezes, para algumas pessoas, esse mundo ideal pode tornar-se uma coisa única, como o dinheiro ou a fama. E até ignoramos alguns conseitos para ir atrás daquilo que pensamos ser ideal. Mas é aí que entra o mundo real, aquele que somos obrigados a viver e perceber que o que julgavamos ideal, pode não ser tão bom assim. E é nesse mundo que enfrentamos nossos problemas, erros e frustações.
Por: Alana Enz Rossi

Anônimo disse...

O Mundo Ideal seria aquele que as pessoas almejam, e torcem para que um dia aconteça. O Mundo Real é aquele que tem todos os problemas e dificuldades que a pessoa tem que passar. Muitos só pensam no ideal e se esquecem da realidade que é difícil por sinal, e no final acabam se precipitando e passando dificuldades.


Para mim a pessoa tem q pensar nos dois mundos, pois não pode ser pessimista, mas também não pode ser um idealista excessivo.
Por: Pedro Abilio Augusto Pinto

Anônimo disse...

Mundo real é o mundo em que vivemos, com problemas e complicações, mas também com alegria e felicidade.
Mundo ideal é eu lugar onde não tenha injustiça, violência, e tristeza, mas somente amor, felicidade, justiça e paz, como deveria ser.
Por: Felipe Yukio Fupunaga

Anônimo disse...

o mundo ideal so existe na nossa cabeça pois e tudo que imaginamos para um mundo melhor

o mundo real e aonde passamos varios momentos da nossa vida
e esse mundo nao e o que imaginamos
mas sim realidade

Anônimo disse...

por:AMANDA RAFAELA
esse comentario de cima

Anônimo disse...

O mundo ideal de muitos jovens seria simplesmente ter uma família, uma casa para morar e uma boa escola. Este é o mundo real de muitos outros, pois o mundo ideal das pessoas vai sempre além do já existente.
O meu mundo ideal seria aquele mundo que não houvesse intrigas, falsidade, drogas, alcolismo, essas coisas destroem as famílias e a sociedade. Todos com um emprego digno, onde as pessoas não matassem por religião. Um mundo sem corrupção em que o dinheiro chegaria para os necessitados, para os hospitais, asilos, enfim, melhorar a vida de todos.
O mundo real está muito longe do meu mundo ideal.

Por: Amanda Bassi Lagana

Anônimo disse...

Bom existe uma grande diferença entre eles.
Creio eu que um mundo ideal,seria sem violencia,desigualdade,poluição,queimadas,egoismo.
Muitas pessoas pensam num mundo ideal, so que somente para elas, que no caso poderia estar prejudicando os outro,as pessoas dizem ai o mundo perfeito seria se eu tivesse tal coisa , tal coisa ali etc.Só pensam nela mais no fundo é puro egoismo.
O mundo real creio eu que seja onde nós vivemos,onde nada é perfeito e imperfeito,onde apenas tem os seus defeitos,onde podemos ter as conquista e poderemos viver,mais infelizmente o egoismo prevalece no mundo real,e sim acontecem tragédias, mortes,fatos ruins, etc.Mais é um mundo bom onde conseguimos ter a vida boa ,leve e tranquilha com seus altos e baixos.
Por:Thiago Presente Fedrigo.

PriS ~* disse...

Na minha opinião o conceito do mundo real é simplismente o que vivemos, a simples REALIDADE.
A Realidade de que no nosso Pais pessoas passam fome e não tem onde morrar, isso é uma triste realidade.
Muitos não gostão querem o mundo do jeito deles, isso se simplifica em Egoismo, tristeza, inveja, guerra entre outros.
No mundo real muitas pessoas não estão feliz com o que tem, querem sempre mais, quanto mais tem mais quer. temos que aceitar os nossos amigos como eles são, os professores os nossos Pais...

Ja no mundo ideal?

É apenas o jeito certo de ser...
como em um sonho, você sonha em um mundo com Paz, felicidade, Amor, sem guerras e tal, mas quando você acorda é apenas a REALIDADE do nosso mundo...

Por:Priscila Belo Casagrande. :)

Unknown disse...

Mundo ideal:
Quando falamos de mundo ideal, estamos falando de um mundo que queremos, que é ideal para vivermos bem (sem guerras, violência), mas que por enquanto não é real, e que um dia poderá ser, porque quando queremos mudar algo temos que começar a mudança por nós mesmos.
Já o mundo real, é o que vivemos atualmente. É tudo o que convivemos, e presenciamos hoje em dia, ou seja, tudo que está a nossa volta, que é real.
Por: Carla Pereira

ACGGJMTP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ACGGJMTP disse...

Para mim, mundo ideal e mundo real têm uma certa ligação se pararmos pra pensar em como é e funciona cada um, pois no mundo ideal consiste os nossos desejos para o mundo real.

No mundo ideal, nós temos em nossos pensamentos todos os desejos que almejamos alcançar e fazemos deles ideais para a nossa realidade, para a nossa vida e sociedade, porém não podemos viver em função de ideais porque são coisas que apenas imaginamos e que ainda não existem, são coisas que nós gostariamos que acontecessem ou que fossem reais no mundo em que vivemos, mas não é e o mundo perfeito que imaginamos dificilmente venha existir e é aí que entra a idéia de mundo real.

No mundo real, nós vivemos o que de fato está presente no nosso dia-a-dia e nem sempre é tão agradavel e perfeito como gostaríamos que fosse, como nós idealisamos. As dificuldades e a evidente falta da perfeição nos faz lembrar de que estamos na realidade e que ela é um tanto dificil e nada perfeita.

Entretanto, não podemos desistir de ir atraz dos nossos ideais, mas devemos ter a consciência de que nem tudo que idealisamos pode se tornar real, temos que tomar cuidado com nossos ideais poque por enquanto o mundo ideal é apenas imaginário e inexistente, não viva em função dele, mas não se esqueça de tentar torna-lo real.

Por: Jullye Mardegan

Anônimo disse...

A diferença entre o mundo real e o ideal é tão simples.
O mundo real é o que nós vivemos e o mundo ideal é o que nós pensamos .
Por : Venâncio Rossi

murilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
murilo disse...

O mundo ideal seria aquele onde as pessoas se voltassem mais para os valores ao invés de se voltar aos bens materiais. Apesar de vivermos em uma sociedade onde o capitalismo está impregnado nas artérias das pessoas, deve valer a pena tentarmos construir um mundo ideal onde as idéias e os valores como amor e igualdade prevaleçam.

Por: Murilo Navarro

Anônimo disse...

Na minha opinião MUNDO REAL e MUNDO IDEAL são totalmente diferentes pois um mostra a nossa realidade que no caso é o mundo REAL e já no mundo IDEAL seria o que podemos chamar de "mundo imaginario" onde nós imaginamos o que queremos para a nossa realidade que as vezes pode ser póssivel ou não.Então podemos entender que o mundo real o proprio nome já diz , a nossa realidade onde há violencia ,insegurança, desigualdades , pobreza entre outras coisas que no mundo ideal não aconteceria e seria tudo perfeito .
Por esses e outros motivos devemos continuar a imaginar por um mundo ideal para mudar a nossa realidade.

Por: Camila Cristina dos Santos

Work of English disse...

Este, um mundo real, muitas vezes violento, injusto, ganancioso e preconceituoso, e outro ideal, que sonhamos viver, embora façamos pouco para isso. A melhor maneira de fazer algo não é ser bonzinho no Natal nem praticar alguns atos generosos para reparar a culpa real ou imaginária. É, principalmente, ser todos os dias, um bom cidadão. Não é fácil. São muitas as tentações. Quanto maior a distância entre o mundo real e ideal, maior é o desamparo.

Escuto desde criança, que o esporte é o lugar ideal para as pessoas aprenderem e desenvolverem os valores éticos. Isso nunca foi verdade no esporte de competição e de alto nível.
O gol, com a ajuda da mão, que classificou a França para a Copa é mais uma das dezenas de exemplos. No mundo ideal, os atletas entrariam em campo somente para jogar futebol, com alegria, e respeitariam companheiros, adversários, árbitros e auxiliares, além de tentar dar bons espetáculos.

No mundo real, os jogos, em todo o planeta, estão cada dia mais tensos, tumultuados e violentos.

Sendo assim, chego a conclusão que o mundo ideal, seria o mundo que todo mundo sonha, e quando é interrogado: "o que você acha do mundo?". Responde: "ah, eu acho maravilhoso, perfeito". Pra isso acontecer, quando alguém perguntasse: "o que você faria para melhorar o mundo?" você não respondesse da boca pra fora: "pararia de poluir, economizaria água, e etc" mais sim, cumprisse com sua resposta.

Já o mundo real, é esse em que vivemos, que cada dia mais me assusta, com a falta de companherismo, verdade e sinceridade. Falta de união e aproximação entre as pessoas. Com violência e muitas outras catástrofes que estamos enfrentando.

Tento unir os dois mundos. Nem sempre consigo. Os dois se estranham.

Por: Thamires Maria Beletato

Cesar Augusto Beletatti disse...

Eu imagino que o mundo ideal seria o qual todas as pessoas respeitassem a si próprias, que não tivessem pessoas que rissem do sofrimento alheio. Acho que seria necessário plantar a semente do amor e da harmonia no coração de cada um, para que pudéssemos alcançar um mundo ideal. Um mundo ideal, também, poderia ser aquele em que as pessoas fossem menos consumistas e os bens fossem melhor repartidos. Fico imaginando, um mundo onde todos poderiam se respeitar... dentro de casa, no trabalho e nas ruas... neste mundo, a humanidade sobreviveria?

Já no mundo real,a luta pela vida é muito grande,pois hoje precisamos muito dinheiro, pois sem ele, não temos moradia, comida, vestuário e outros confortos modernos, como energia elétrica, TV a cabo, Internet etc.
O mundo real precisa de um pouco de malícia, apesar que algumas pessoas exageram um pouco de mais.

Por: César Augusto Beletatti

Thaty disse...

' mundo real,
eu acho que o mundo real as vezes não é tão agradavel,aquele mundo que vivemos a realidade , oque agente vive cada dia com as brigas, drogas, acidentes ,mortes ,desigualdade,falta de fé ,carinho e amo tambem.
' mundo ideal
ah eu acho o mundo ideal seria aquele mundo que tivesse paz, nada de drogas, nada de violencia, nada de ruim ,todos vivendo em paz , segurança e amor

Por : Thatiane cristina m barbosa '

Amanda de Almeida Lima disse...

Mundo real em que vivemos hoje é como se tivesemos que matar varios leões por dia,hoje a sociedade ela da valor na aparencia e no financeiro e não na escencia do ser humano,e hoje as pessoas esqueceram que carater,honestidade,verdade,bondade e uma obrigação do ser,não e algo a ser conquistado são valores que temos obrigação de ter.Hoje so ha maudade,corrupção,inveja,entrigas,
ganancias,um querendo derrubar o outro e esquecendo do primeiro amor que é Deus.


Mundo ideal:na minha concepção ele seria tão simples em poucas palavras se resumeria,o amor:o amor transforma tudo,com o amor se obtem perdão,ajuda,bani inveja que é um dos grandes males da humanidade,com o amor não haveria guerra,haveria menas fome,haveria mais união de todas as naçõe sempe haveria uma mão estendida esse é o mundo ideal pra mim mas eu sei que é sureal,ai tem a outra face do mundo ideal:batalhar,estudar,correr atraz dos sonhos as vezes acançado as vezes derrotados,por que aquele velho ditado quem cedo madruga Deus ajuda, o quer dizer isso?trabalhar honestamente você vencera esse seria um mundo ideal so não teria chance,que não correse atraz.E prosperidade no mundo ideal nem sempre quer dizer furtuna riqueza o mundo ideal é muito mais que isso,é o amor...

Anônimo disse...

MUNDO REAL E MUNDO IDEAL
Na minha opnião o mundo real e ideal são totalmente diferentes.O mundo ideal é o mundo "perfeito", o mundo que imaginamos ter pra nós, porém não fazemos nada pra se tornar assim. Nele não existiria violencia nada desse genero. Já o mundo real não tem nada de perfeito, existi a violencia os abusos e coisas a mais.

Por: Jéssica Paola de Oliveira

Andréiia R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gabi magri disse...

Na minha opiniao o mundo real é a nossa realidade, ou seja,o jeito proprio das coisas, das pessoas o jeito de viver de cada um diferente do mundo ideal, que é quando nós queremos que as pessoas sejam perfeitas no nosso ponto de vista,como um namorado pereito, pais perfeitos, etc... Mas cada um é perfeito do seu proprio jeito, nao como nós queremos que fossem.

por: Gabriella Gonzales Magri

Andréiia R. disse...

Mundo Real e mundo Ideal .
Dois mundos extremamente diferentes, um a realidade que vivemos todos os dias, a mesma coisa os mesmos conflitos, a mesma monotonia e o outro lado meio surreal, pois no mundo ideal as coisas aconteçam de acordo com o ideal de cada um. Algo que não estamos acostumados a ver.
No mundo real as coisas não são fáceis, estamos vivendo no meio de tanta violência, drogas, pedofilia e é lógico que tem muitas coisas boas pra dizer, mas infelizmente neste mundo que vivemos os poderosos, as pessoas não fazem nada para melhorar. Já no mundo ideal imaginamos tudo lindo sem problemas, sem falta de dinheiro, sem violência todas as crianças na escola enfim tudo como um conto de fadas.

Andréia Alves Rocha

Anônimo disse...

O mundo real é o mundo em que vivemos, é nele que perdemos opurtunidades e vencemos obstáculos e é nele que muitas pessoas sofrem com injustiças, preconceitos, exclusão social, violência...
É esse o mundo movido pela ganância onde o dinheiro é o mais importante, é o mundo do aquecimento global aonde o próprio homem começa a destruir sua espécie.

O mundo ideal é um mundo ilusório, ou seja, algo que talvez nunca aconteça, pois é o mundo onde teremos que atravessar uma longa ponte para chegar nele.
E quando chegarmos lá veremos que a conciência fala mais alto e todos respeitam a todos, é o mundo onde todos estão satisfeitos com a vida e que mantém o bem-estar de todos, sem violência, sem rebeliões, sem desacato;é onde as ONG's governam as regiões tornando-a fértil e não os governantes corruptos e desleais.

Nome: Vinícius Mozini Reis

Anônimo disse...

Bom um nmundo ideal seria completamente perfeito.
Seria um mundo que nós sonhamos todos os dias,mas que nunca vamos te lo,pois não teríamos violência,desigualdades,agora ja o mundo real axiste crianças e adolecentes bebendo,fumando logo cedo,fora das escolas a cada dia.
Temos preconceitos,abusos sexuais,violência,mas que podemos mudar não de um dia para o outro mas sim conforme o tempo vai passando.
Por:Dyuliana Pirilli Silva

Anônimo disse...

Bom um nmundo ideal seria completamente perfeito.
Seria um mundo que nós sonhamos todos os dias,mas que nunca vamos te lo,pois não teríamos violência,desigualdades,agora ja o mundo real axiste crianças e adolecentes bebendo,fumando logo cedo,fora das escolas a cada dia.
Temos preconceitos,abusos sexuais,violência,mas que podemos mudar não de um dia para o outro mas sim conforme o tempo vai passando.
Por:Dyuliana Pirilli Silva

Adriana Cristina Alexandrino disse...

Mundo ideal: Aquele que você viveria muito bem, um mundo onde tudo que você desejasse acontecesse. É isso que todos queremos um lugar que até os seus menores desejos se realizem, que não haja tanta violência, mortes e poluição. Uma vida que seria invejável por muitos se tivéssemos, um mundo ideal a sobrevivência. A maioria das pessoas tem em sua mente que viver no mundo dos sonhos (ideal) faz com que alivie os seus problemas do mundo que estamos vivendo todos os dias, assim cada um cria o seu mundo ideal onde você vive feliz como quiser.
Mundo real: pra mim é a realidade, o que você vive a cada dia da sua vida. No mundo real temos que aceitar tudo o que acontece seja bom ou ruim, porque este mundo não é planejado nem estudado e sim acontece naturalmente. Não tem como mudar o jeito das pessoas, os problemas naturais e culturais, e todo o resto sendo que não somos nós que estabelecemos as regras de como tudo vai acontecer.
Por: Adriana Cristina Alexandrino.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Mundo Real e Mundo Ideal
Eu acho que o mundo real é o que nós vivemos nos dias de hoje com muita poluição e com forte influência da igreja e da política e o mundo ideal é um mundo de que todo mundo tenha uma convivência boa entre si principalmente com a política que existe muita corrupção e que prejudica o paísno seu conhecimento no mundo inteiro

Por:Gabriel Henrique Schatz

Anônimo disse...

Na minha simples e humilde opnião, o mundo real é o que vivemos todos os dias, que nós conseguimos experiencias, aprendizados e outras diversas coisas. Já o mundo ideal é o mais favorável, porque é um mundo com mais felicidade, amor, liberdade, é o mundo que seria ideal para todos, pena que o ideal nunca chega para ninguém, nunca ninguém está satisfeito com o seu mundo real, sempre quer mais.
Por: Gabriel de Lima Chambó

Gabi disse...

Mundo ideal:acredito que seja um mundo justo,com os direitos de todos,os que devem ser ponidos são ponidos,não posso fujir da realidade e criar um mundo sem violência,mas posso criar um mundo com menas violência.Um mundo ideal,é um mundo com toda educação necessária,todas as crianças nas escolas,esse vai ser o ínicio de um mundo ideal.
Mundo real:um mundo com violência,com inveja,com injustiça e com muitas outras coisas ruins que fazem do mundoreal um muno ruim.Mas nele não existe só más qualidades.Omundo real tem pessoas maravilhosas,humildes,solidaris.Belos lugares.natureza maravilhosa, o tempo e o clima por culpa do ser-humano é destruida.as belas cidades com sujeiras .

Anônimo disse...

O mundo real pra mim é tudo aquilo que fazemos hoje em dia, acordar, trabalhar, estudar, sair, esse pra mim é o mundo real. O mundo ideal pra mim é tudo aquilo que queremos ter no nosso mundo, um mundo melhor, um mundo sem violência, corrupções, e etc, essa é minha opinião!
Por: Thaís Angela Prevital

Unknown disse...

Na minha opinião, existe uma diferença muito grande do mundo real para o mundo ideal, e mais do que isso, existem barreiras entre esses dois mundos, ou seja, um mundo não pode alcaçar o outro. Nesse caso, é o mundo real que não consegue se tornar ideal. Isso acontece porque o mundo real é aquele em que nós vivemos, com toda imperfeição e que nem sempre é justo com todas as pessoas, e que muitos dos desejos para que a vida fique melhor não se realizam e o mundo ideal é aquele que todos nós sonhamos que vire realidade, sem injustiça e bom para todas as pessoas, independente da classe que a pessoa pertence, em que todos viveriam bem. Mas esses mundos só vão ultrapassar as barreiras quando todas as pessoas acreditarem e agirem para que ele se torne o que elas esperam.
Por: Raíssa Caroline Tschmerizja

Anônimo disse...

Bom. O mundo ideal é aquele que todas as pessoas são generosas, amigáveis, atenciosas, ou seja, pessoas que consideramos perfeitas, mas, infelismente esse mundo não existe. No mundo Real, esse em que vivemos não é bem assim, enfrentamos muitas dificuldades da vida, em nossas casas, na escola, no nosso dia-a-dia,muitas vezes sem querer...
Creio que todos nós queriamos um mundo que fosse perfeito, mas, se isso não começer comigo, eu fazendo a minha parte NADA MUDA.
Só no começo do livro O Filho Eterno podemos perceber que ele ao mudar de casa mesmo sendo humilde como conta ele estava feliz e esperava o melhor de lá. Mas com o passar dos dias foi percebendo que não era tão perfeito assim ele consegui conviver com as dificuldades...
Por: Luana França

- carla letícia disse...

Com toda certeza, Mundo Real e Mundo ideal sao diferentes, pois no mundo real é o que acontece todos os dias como : violencia, fome, pobreza, trabalhadores, estudantes...
Já no mundo ideal é o que gostariamos que se tornasse real ou o que é um objetivo para alcançar , para conseguir tornar o mundo cada vez melhor como : felicidades, amor, paz, coisas boas.

Por: Carla Letícia Alves.

Anônimo disse...

O Mundo Ideal e o Mundo Real
O Mundo Ideal é apenas uma ilusão, não há como viver em um lugar onde tudo é perfeito e que pode dar certo.
O texto nos mostra claramente, no começo tudo vai as mil maravilhas e depois os problemas aparecem. Na nossa vida isto ocorre frequentemente, nós sempre sonhamos em um mudo onde os políticos cumprem tudo o que prometem, onde as ideias para solucionar os problemas da poluição são aceitas por todos e em uma sociedade que respeitam uns aos outros. Infelizmente isso tudo não é real e quando começamos a nos empolgar caimos de paraquedas no Mundo Real.
E o que é o Mundo Real? É bom ou ruim?
De cara respondemos que é ruim, que só acontece coisas que nos prejudicam. No texto quando o autor começa a se dar conta dos problemas ele se lembra que não está em um sonho, mas no Mundo Real.
Discordo que o Mundo Real seja tão ruim assim, claro que existe problemas, como os preconceitos, a injustiça, a ixclusões e entre outros. Mas somos nós que fazemos o Mundo Real e somos nós mesmos que dizemos que o ideal não existe. Quem sabe se todos trabalhassem juntos e decem oportunidades iguais a todos o mundo não se tornaria melhor.
O Mundo Real pode melhorar, mas não devemos esperar alguém começar a fazer essa mudança, se cada um fizer a sua parte chegaremos mais perto de um mundo mais IDEAL.
Por: Maria Alice Antoniassi

Unknown disse...

O mundo real é aquela vida que muitas pessoas não gosta de viver é uma vida com mais obstáculos difíceis do que nós imaginamos como a guerra, violência,injustiça,preconceito,desigualdade social e outros mais

Já o mundo ideal e o que pesamos como uma vida de paz,amor,todos com os mesmos direitos sociais e as coisa boa que a no mundo

Por Jaqueline Okamoto

Anônimo disse...

Na minha opinião, mundo real é o mundo no qual vivemos em uma sociedade que, nem sempre se pode fazer o que quer, pois existem regras que dizem o que devemos ou não fazer, ou seja, o que é "certo" e o que é "errado".
Já o mundo ideal é aquele em que nós poderíamos ditar as nossas próprias regras, fazer as coisas que queremos, mas, muitas vezes nós também iríamos querer que as pessoas fossem perfeitas ao nosso ponto de vista, mas sabemos também que isso não seria possível, pois cada um viveria de um jeito e o que era para ser um mundo ideal acabaria se tornando um mundo 'constrangedor'.
Por: Nayla Gabriela da Costa

girlsnews disse...

Bom, na minha opnião o mundo ideal é um mundo a qual você seria pleno de realizações, um mundo a qual teriamos o privilégio de muito amor, saúde, carinho, amizades, um mundo que nós não vivenciamos todo dia, seria cheio de desejos realizados e objetivos alcançados, seria um mundo em que você realmente se sente realizada, e os seus maiores sonhos estariam bem embaixo do seu nariz, seria tudo muito facil e perfito. Mas não é bem isso com o que vivenciamos nos mundo real, o mundo real nos deparamos com um mundo em que lutariamos sempre mais, a cada dia pra que tudo aquilo que agente desejasse se tornasse realidade, pra que cada obejtivo alcançado seja perfeitamente merecedor. Que nem tudo que aquilo que nos desejamos ou até mesmo queremos nos podemos ter.
Um bom exemplo disso é o trecho do livro, em que ele vive certas ilusões no lugar onde viver, um lugar repleto de harmonia, vai ter sua propria casa, mas no final ele ve que realmente o mundo real,é um mundo totalmente ao contrário daquele, que se pode ver facilmente encarado com muita luta, e paciencia, ele tem dificuldades e vê que nem tudo o queremos nós podemos ter. Acho que é isso.
Por: Lorena Polimante.(:

Unknown disse...

O mundo ideal a gente pode escolher a paz ter tudo que ha de bom, e no mundo real nem tudo oque voce deseja acontece , é o mundo onde nós vivemos, a sociedade.

por: ana beatriz viana

Emily Istak disse...

Bem, o mundo ideal é um mundo de grandes sonhos, um mundo irreal que sempre queremos tudo do bom e do melhor e que, além disso, não existiria violência, pobreza, desigualdade social, preconceitos, porém queremos um mundo perfeito, que realize todos os nossos desejos e vontades.

Não estamos falando que uma pessoa não pode sonhar, mas sim que, nunca podemos nos esquecer do nosso mundo real, pois é nele que vivemos dia-a-dia e sempre estamos presenciando a cada fato que acontece, vimos poluição, presenciamos todos os fatos bons e também os ruins e não temos tudo o que sonhamos.
Esses dois mundos são completamente diferentes, cada um com sua forma de pensar e agir! Mas certas coisas do mundo ideal poderiam passar a se tornar parte do mundo real, pois iria melhorar muito o nosso sistema de vida.
Em certas ocasiões não conseguimos juntar algumas características do mundo ideal para o mundo real, pois é difícil colocar em pratica as coisas que pensamos ou sonhamos. Devemos pensar em nosso modo de viver, para tentar melhorar o mundo real, pois, os dois mundos são COMPLETAMENTE diferentes.

Por: Emily Istak

Anônimo disse...

O Mundo Real e o Mundo Ideal são conceitos completamente distintos.

O mundo ideal é o que ao nosso ponto de vista parece perfeito,o jeito que queríamos que fosse, que acontecesse.O que julgamos ser mundo ideal seria o mundo sem diferenças, sem a violência, onde só existisse a felicidade.

O mundo real é o que eu vivo, a minha realidade,onde acontece sim o que não queriamos que acontecesse: a indiferença, a violência, a tristeza, acontecimentos chocantes assim como vemos hoje todo dia nos jornais.

Por: Ana Claudia Lima de A.I. Costa

Unknown disse...

O mundo real e mundo ideal tem diferenças bem distintas mais também, há semelhanças entre si.
Em primeiro momento vou falar das diferenças existentes. No mundo real as pessoas erram e aprendem com seus erros, é o mundo que vivemos, onde muitas vezes temos que conviver com o injusto, o violento, ganancioso , preconceituoso, o corrupto e o descaso com o próximo. Já o mundo ideal é o que sonhamos viver, aquele que o injusto, o violento, ganancioso e preconceituoso se extinguiriam, neste mundo todos viveriam em fraternidade, onde as pessoas mesmo não concordado com a opinião aléia iriam respeitá-las .
Mas, os dois mundos poderiam se fundir formando um só mundo, a melhor maneira seria se os homens não apenas sonhassem mais se corressem atrás de seus sonhos , não ser honesto apenas no Natal ou praticar alguns atos generosos para reparar a culpa real e/ou imaginária e principalmente ser todos os dias, UM BOM CIADADÃO, com certeza não é fácil em mundo onde os valores estam sendo esquecidos.
Um exemplo das diferenças existente entre os dois mundos é o texto lido em sala:O autor ao escolher aquela casa e idealizou muitos coisas para aquele lugar uma pequena horta, suas prateleiras na parede, o preço era convidativo tudo parecia muito facil e se encaixava no que ele havia sonhado,mas ao mudar descobriu que ali perto havia uma serraria, à noite uma mulher nua loura às vezes sai na rua até que alguém vinha buscar, sua mulher tinha que pegar dois ônibus pra ir trabalhar.
Quanto maior a distância entre o mundo real e ideal, maior é o desamparo. ``Sou o que penso, mas penso ser tantas coisas`` (Fernando Pessoa).


POR: Bruna Cristina Golfeto

Anônimo disse...

Na minha opinião é :
o mundo real é oque nos viviemos hoje com problemas de compartilhaçoes brigas drogas bebidas etc.Exemplos :Existem brigas mortes drogas violencia mas tambem tem as partes boas festas e muitas felicidades etc .
E o mundo Ideal é :
oque eu imagino e realiza todos os meus desejos ou um poco de cada deles deixando voce um poco mais feliz . Exemplos : o mundo ideal sem drogas violencia roubo .
Por : Venâncio Rossi

Unknown disse...

oi

Anônimo disse...

Mundo real é aquele que nós vivemos, com problemas e que nem sempre é tudo fácil, se queremos algo temos que lutar, trabalhar em cima de nossos objetivos, e ainda assim nem sepre conseguimos alcança-los.
Mundo ideal seria aquele no qual conseguissemos tudo o que quizessemos de uma maneira fácil, sem lutas e desafios. No entanto o que é ideal para nós nem sepre é ideal para o restante das pessoas, portanto é impossível existir um mundo ideal.
Por: Mariana Beatriz Alves

( Desculpa não ter feito no prazo, mas depois eu explico o motivo, talvez você entenda, Obrigada)

Unknown disse...

Bom, eu acho que mundo ideal é aquele em que temos em nossos sonhos, um mundo em que tudo é perfeito mais que só passa que um simples sonho.
Já o mundo real,é aquele em que vivemos todos os dias, muitas vezes não é agradavel mais temos que conviver com isso.
Por: Gustavo Henrique Alves
(Rose desculpas sinceras pela minha grande demora no envio, sinto muito mesmo)