" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Entrega da carta aberta contra cotas raciais (ATIVIDADE PARA O TERCEIRÃO)


Assista ao vídeo acima e responda:
VOCÊ TERIA ASSINADO ESTA CARTA ABERTA CONTRA AS COTAS RACIAIS? POR QUE?

18 comentários:

Anônimo disse...

Aluna: Dayane Okamoto


Sim eu assinaria a carta aberta contra as cotas raciais, pois como o vídeo mostra se colocarmos cotas em universidades considero uma discriminação,está explicito que pessoas com raças diferentes têm capacidades diferentes e com isso totalmente discriminativo vivemos em uma democracia temos direitos iguais, somos iguais perante a lei e a religião, se tem cotas para cor negra e índios então porque não tem cotas para pessoas pardas, amarelas acho que se tem cotas para uma raça deveria ter para as outras também, querendo ou não, esta havendo uma descriminação com isso dizendo que se não for por cotas não teriam capacidade de passar em alguma coisa, e também com certeza, quando faz isso está tirando o direito daquele concorrente que realmente estudou para a tal prova que se empenhou, mas que por causa de um “ cotista” não conseguiu passar na faculdade tão desejada.

Anônimo disse...

Aluna: Kauana Rafaele Galan Marques
nº:29

Sim,eu teria assinado esta carta,porque já que os afro-descendentes querem tanto acabar com a discriminação,as cotas raciais não deveriam existir,pois esse é um meio de eles mesmos se auto-discriminarem.Eles desejam tanto se “igualar” a nós,então deveriam conquistar a entrada em uma Universidade igual a qualquer um.Existe um exemplo próximo de nós,que alunos sob cotas raciais ocupam vagas nas Universidades com notas inferiores as de alunos que não estão sob cotas e desejam ingressar na mesma.E perante as leis somos todos iguais,independente de cor,raça e credo.De acordo com o “Art.5º-Todos são iguais perante a lei,sem distinção de qualquer natureza,garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,à liberdade,à igualdade,à segurança e à propriedade.”

Anônimo disse...

Aluna: Daniela Gasparucho Bossi n° 10

Sim,porque fazendo cotas para negro há mais diferença do que o passado já demonstra. Negros e brancos só se diferenciam a cor por fora, por dentro são pessoas iguais(independente de como o passado, transformou isso. Se eles foram escravos, os brancos lutaram contra varias guerras, fizeram manifestações e revolucionaram o Brasil). Não deveria haver cotas e sim uma igualdade no estudo(o estudo publico ser melhor ou o negro se desempenhar melhor). Se há cotas para negros porque não para brancos, japoneses, estrangeiros. Isso só demonstra como é divisão social. Eles mesmos se discriminam aceitando isso. E mesmo os negros que entram em uma faculdade, muitos param porque não acompanham o ritmo de estudo puxado; impossibilitando pessoas de outras etnias a ocuparem sua vaga de estudo. Deveríamos passar no vestibular pela capacidade e não por “obras feita pelo governo, para ajudar o desempenho de uma base fraca.”

Unknown disse...

Aluno: Vinicius Gonçalves
n°:53

Com certeza eu assinaria, pois como no próprio vídeo é falado isso só acarreta no aumento do racismo, já que é constante que pessoas que obtiveram por meio de cotas o acesso a universidade sofrerem algum tipo de preconceito por parte dos colegas que não fizeram o uso do mesmo benefício.
Temos que analisar que não há diferença, a cor é uma mera característica externa que não tem influência sobre a inteligência das pessoas.
Principalmente aqui no Brasil já que somos um país de "misturas", não deveríamos combater este problema assim.
É imprescindível ser feita uma reflexão dos nossos conceitos e dar condições a todo cidadão para assim retirar algo que já vem a tempos separando as pessoas, isto é, a eugenia.

Anônimo disse...

Sim...assinaria a carta aberta contra as cotas raciais!
Pois,se colocarmos em pauta o fator histórico que acabara evidenciando a atual sociedade e suas supremacias,como:religião,educação,saúde,opção sexual...e principalmente a questão racial,na qual não deveria mais se apresentar como uma discriminação por parte do todo,pela ampla conscientização mundial.
Logo,não seria uma vitória dos grupos do passado,liderados por Nelson Mandela(apartheid),Martin Luter King e entre outros,e sim,a promulgação do racismo.
Perde-se com o tempo o valor de seus ideais de liberdade e igualdade,tidos por muitos historiadores como uma Revolução de caráter mundial.
Com isso,é por supremacia a ação das entidades públicas a favor do povo,disseminando o ideal de raça,inibindo as atuais leis referentes as cotas universais e idealizando um novo país,de primeiro mundo...o Brasil do futuro!

Aluno:Allison Beletatti Avansi n°02

Unknown disse...

Nome: Rafael Henrique
Nº: 43

Sim, eu assinaria esta carta. Eu acho um certo preconceito que esta lei exista! Preconceito com os negros? Não, com a raça caucasiana! Afinal, independentemente da cor, temos todas a mesma capacidade, seja ela nos estudos, trabalho, relacionamentos, entre vários outros. De uma certa forma, não é justo que a concorrência em uma universidade seja menor para um afro-descendente do que para um caucasiano, sendo que eles possuem as mesmas capacidades. Como o vídeo exemplificou, o efeito das cotas será o reverso! A pessoa pode ser vítima de 'chacotas', piadinhas, como ser julgada pelos colegas que só entrou na universidade por que a concorrência é baixa, ou em algumas outras ocasiões, que sua situação financeira é ruim, por isso ela precisou dessa 'ajuda'!

Anônimo disse...

Sim eu assinaria a carta aberta contra as cotas racias,pois eu acho que isso é uma discriminação com as pessoas que não fazem parte dessa lei.Acho que a lei deveria ser igual para todos independente de cor,religião e credo,não é por que eles são negros ou indios que tem mais direito que as demais pessoas.A lei deve ser empregada para todos sem exceção.

Aluna: Pamella Beatriz Bassani

Bruna Gonçalves disse...

Com toda certeza eu a assinaria, se diante de Deus e de todos os homens dizemos que somos todos iguais sem independente do sexo, cor ou religião, porquê temos essas diferenças na hora de entrar em uma universidade o que faz os afro-descendentes diferentes dos brancos,pardos,amarelos, não existem diferenças, todos diante da democracia tem o mesmo direito e a mesma capacidade sem distinção de cor!
As cotas apenas trazem mais preconceito e mais diferenciação na sociadade se continuarmos assim , daqui uns anos vão existir universidades e tantos outros lugares restritos a afro-descendentes e a brancos assim como existe na África até hoje, querendo ou não há sempre uma revolta dos universais na hora de entrar na faculdade, as vezes teve uma ótima colocação mais por causa de uma vaga para negros ele não pode entrar, entao porque não acabar com as cotas??

Anônimo disse...

Sim, eu teria assinado essa carta aberta. Principalmente por compartilhar da opinião de que se criando cotas e esses "espaços" destinados a uma minoria, só faz com que o fato do racismo obtenha mais força. Pela incapacidade de alguns, ou melhor, nesse caso se refere a incapacidade de muitos, de entender que o simples fato de algumas pessoas terem o tom de pele mais escuro que outras não muda absolutamente nada, e muito menos influi em seu caráter, faz com que tais medidas sejam tomadas inadequadamente, alimentando ainda mais essa vontade de se dar ênfase a uma questão de discriminação que nem deveria existir.

Flávia Mariani
nº 18

W.A disse...

Sim, eu assinaria a carta contra as cotas raciais juntamente com os intelectuais e representantes de movimentos sociais. Porque a utilização do sistema de cotas, com o objetivo de reduzir a desigualdade e discriminação, acaba por acentuá-las e incentivar o racismo no Brasil. Outro ponto negativo das cotas, é que elas confrontam com a república democrática em vigor no país, onde todos tem o mesmo direito, e com o benefício de uns e outros, criaría-se um sentimento de revolta que já é cogitado na sociedade e que pode acarretar conflitos sociais.
Creio eu que a solução deste problema, seja a elaboração de políticas mais universsais. E claro um melhoramento no sistema educacional público para que seja equivalente ao particular, formando alunos mais bem preparados para uma faculdade, assim sem dificuldades para atingí-la e sem depender de um empurraõzinho das cotas. Pois cá entre nós é justo um indivíduo "se amatar" de estudar e sofrer para passar numa fauldade(pública;difícil)enquanto outro com conhecimento inferior, mas com uma nota meta para classificar-se relativamente baixa, também conseguir aprovação? Não, seria muito desagradável.
Esta foi a minha consideração e meu nome é Waldir Antonio Armolinski de Souza.

Anônimo disse...

Sim eu assinaria concerteza pois igual mostra no vídeo isso só gera mas conflitos entre a sociedade.Cotas é igual dizer eles sao diferentes,são ''menores'' que os brancos.Eles não podem entrar com notas inferiores a dos brancos é uma injustiça tem que acabar com isso e ser tudo igual.isso tudo acontece por que eles tem uma cor diferente por fora, mas e por dentro nao sao todos iguais? Perante a Deus nós não somos todos iguais?São questoes que se deve levar em consideração para acabar com esse Sistemas de cotas raciais e todos terem a mesma oportunidade para entrar numa faculdade.

Lucas de souza malvestiti nº:33

Thalles Felipe disse...

Eu assinaria a carta. O sistema de cotas é uma prova de que o ensino público é falho. "Cotistas" passam em cursos com uma nota muito inferior a dos demais, isso demonstra, em parte, uma falta de interesse por parte deles, que poderiam recorrer a uma biblioteca pública para estudar. Segundo a constituição, todos são iguais, há uma controversa quando foi aprovado o sistema de cotas, muitos lutaram para o fim do racismo e o sistema de cotas estimula o crescimento do preconceito racial no Brasil.

Aluno: Thalles Felipe N° 50

Anônimo disse...

Sim,eu assinaria,pois o sistema de cotas é ridículo.Os indivíduos que passam no vestibular pelo sistema de cotas,na maioria das vezes eles desistem do curso porque eles não acompanham a turma regular,se eles querem passar no vertibular devem estudar o suficiente para passar sem o sistema de cotas!!!!
VINICIUS AUGUSTUS DE LIMA FERREIRA Nº52

Fabricio disse...

Eu assinaria a carta aberta contra as cotas, pois, o sistema de cotas é por um lado motivo de discriminação, onde separa individuos pela cor ou por oportunidade de ensino, porém é mais pelo fato da cor, pois, a escola pública tinha que ser melhor que a particular. Contudo, sem as cotas, o número de alunos que entram pelo sistema de cotas reduziria, com isso, o governo perceberá que o sistema de ensino está precário e só assim pdoeria haver uma revorma. Muitos candidatos que entram pelas cotas, não são tão "inteligentes", os quais, não conseguem acompanhar o curso, desistindo e tirando a oportunidade de um aluno melhor preparado.
*Com certeza a grande maioria ou todas as respostas aqui serão a favor da carta, mas se a pergunta fosse feita aos alunos de escola pública com certeza ele não assinariam, poi´s é um modo mais facil deles entrarem!

Fabricio Vieceli Gonzeli n°15

Guilherme Gonzeli Costa disse...

Curiosamente, encontram-se posições ardentemente favoráveis e contrárias a esta linha de ação reparatória aos negros brasileiros tanto na direita quanto na esquerda.Mas do meu ponto de vista claramente assinaria a carta aberta contra as cotas raciais,pois cada vez mais esta implicito o racismo.

Aluno: Guilherme Gonzeli Costa N 22

Bruno Catolino disse...

Boa Tarde Professora. Gostaria de saber, o que a senhora, como sociologa e educadora, faz para mudar a mentalidade destes jovens? O que vejo aqui é perturbador. Os alunos seriam ótimos colunistas da Veja, e capachos de Ali Kamel, Jabor, Demetrio Magnoli e CIA.
O ensino médio não pode ter essa mentalidade evidentemente preconceituosa

Bruno Catolino disse...

Boa Tarde Professora. Gostaria de saber, o que a senhora, como sociologa e educadora, faz para mudar a mentalidade destes jovens? O que vejo aqui é perturbador. Os alunos seriam ótimos colunistas da Veja, e capachos de Ali Kamel, Jabor, Demetrio Magnoli e CIA.
O ensino médio não pode ter essa mentalidade evidentemente preconceituosa

Bruno Catolino disse...

Boa Tarde Professora. Gostaria de saber, o que a senhora, como sociologa e educadora, faz para mudar a mentalidade destes jovens? O que vejo aqui é perturbador. Os alunos seriam ótimos colunistas da Veja, e capachos de Ali Kamel, Jabor, Demetrio Magnoli e CIA.
O ensino médio não pode ter essa mentalidade evidentemente preconceituosa