" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Operário em construção



Após assistir a este vídeo responda:
Todos os trabalhos humanos sao igualmente valorizados? Justifique sua resposta baseando-se na realidade retratada no poema de Vinícius de Moraes:

68 comentários:

Deritti disse...

nao sao todos os trabalhos qe sao valorizados , igual pessoas trabalham as vezes horas , dias pra receber apenas 10 reais as vezes , que nem pra come quaze nao da . a desigualdade as vezes é tanta que as pessoas nao ligam pra isso , tantos buscam por uma vida melhor , por um emprego e nao conceguem porqe nao tem estudos , uma vida financeira boa , assim acabam sendo excluidos da socidade , ficando sem emprego , sem comida , sem uma vida .

Gabriela Deritti 1 EM - A

Lúcia disse...

Não, muitas vezes os trabalhos mais importantes, mais pesados, são menos valorizados do que os que não requerem quase nenhum esforço.
Podemos citar como um exemplo disso a profissão de educador (professor), sem eles não teríamos médicos para cuidar de nós quando estivermos doentes, advogados, contadores e muitos outros, mas mesmo assim tem condições financeira menos favorecidas do que muitas outras profissões. Isso mostra uma grande desigualdade salarial entre as profissões.

Aluna: Lúcia de Fátima Antoniassi
nº:20 1º série E.M. B

Unknown disse...

Não, infelizmente ainda existe uma grande desigualdade em termos de valorização de mão de obra. Hoje em dia basta apenas o profissional ter "nome" e exercer um cargo acima dos demais trabalhadores para poder receber mais. Não levamos em conta que existem pessoas que acordam na madrugada; passam o dia trabalhando em troca de migalhas para poderem comer, que para outros aquele dinheiro não é nem a base da sua alimentação e sobrevivência; outros que arriscam suas vidas e expõe-la a trabalhos brutos, repleto de restrições e os mesmos não podem se queixar de algo que está dando errado, apenas baixam a cabeça diante daqueles que usufruem de seus esforços. Portanto deveríamos entender que cada profissão têm a sua importância dentro do contexto de uma sociedade e que cada um deveria ser valorizado e recompensado de maneira digna.
Flávia Samuelsson - 1EMA

Unknown disse...

Nao,muitos trabalhos nao sao devidamente valorizados corretamente.Na minha opiniao deveria ser tudo igual,eu acho que nao deveria tem desigualdade social...
Patrícia Amanda Sorpilli Matvijou
1 EM A.

Anônimo disse...

Hoje em dia, o mundo obtém uma grande variedade de profissoes, porém, não são todas que são valorizadas como deviam. Hoje, o mundo parece valorizar "nome", como médicos, engenheiros, advogados, e assim, se esquecem garis, empregadas domésticas, pedreiros. As vezes uma pessoa trabalha o dobro que a outra, e com condiçoes mais rígidas e ganha bem menos que a outra que trabalha no bem e bom. Eu penso que a base de tudo para uma vida boa em um cargo valorizado e digno é ter uma educação de qualidade. E muitas vezes existem pessoas sem condiçoes financeiras para obter uma educaçao boa, em uma escola de qualidade, assim acabam enfrentando cargos mais rígidos e pouco valorizados.

Luis Guilherme 1 EM A

Gustavo Teruel Sueki disse...

Não, pois há trabalhos que chegam até a ser discriminados. Mas, esses trabalhos discriminados, além de ser os que exigem mais esforço, são feitos para nós. Como, o de um pedreiro que contrói casas para a sociedade, a de um gari, que limpa o nosso lixo. Mas, ele s não exercem esses trabalhos por vontade própria, eles exercem pelo motivo de não poderem ter estudo.

Gustavo Teruel Sueki - 1º EM A

Eduardo disse...

O mundo de hoje não sabe valorizar o trabalho ''pesado'' de muitos trabalhadores que trabalham em condições desumanas, sem nenhum tipo de segurança e ainda ganhando um salário muito pequeno, que na maioria das vezes, esse salário que ele recebe mal da pra sustentar sua família. Então eu acho que a sociedade devia valorizar mais as pessoas que dão duro para se manter e manter a familia, como operários, diaristas etc. Deviam ter melhores salários e melhores condições de vida.


Eduardo Gabriel 1EM A

Caio Yednak disse...

Não, hoje em dia os trabalhos são divido em escala de importância, pelo salário recebido, se criou uma imagem que se diz respeito a partir da quantia ganhada pelo funcionário, e uma imagem que o trabalhador que recebe um pouco menos, não tem importância para a sociedade, e isso não se pode acontecer pois todos sem exclusão de nenhum pode ser desvalorizado, todos tem um importância digna a que se desempenhou fazer, claro, cada um com sua capacidade, e tendo alguns que não merecem o respeito por não ter capacitação o suficiente para ocupar o cargo selecionado.


Aluno : Caio Yednak
Serie : 1º EM A

Lucas Vinícius Martins disse...

Nos dias de hoje, vemos muitos homens de poder espalhados por todo canto, vemos pessoas que são consideradas modelo diante de nossa sociedade pelo trabalho exercido, porém, esquecemos que esses homens não chegaram ali sozinhos. Podemos ter a certeza que atrás deles, sempre houve alguém auxiliando, alguém que era seu subalterno e que hoje não recebe nenhum mérito, ou recebe, porém com muito menos intensidade do que seu chefe.
O poema de Vinícius de Moraes, um trabalhador que exerceu um serviço muito mais difícil do que de seu chefe, não recebe o que merece que seria um pouco mais de mérito e de dinheiro. Isso é muito presente na sociedade de hoje, um exemplo são os cortadores de cana, que passam o dia inteiro sobre um calor intenso, fazendo um trabalho braçal de extrema importância, porém ninguém reconhece esse trabalho, os cortadores recebem um salário que não está à altura de seu trabalho. E tudo isso tem um agravante, os trabalhadores brasileiros tem direitos na constituição, porém ninguém respeita:
Art. 170 - A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social.
Então resumindo, os trabalhos humanos não são igualmente valorizados e infelizmente, isso não mudará tão cedo.

Lucas vinícius Martins 1ºEM A

Nayara disse...

Na época em que estamos o trabalho pesado não é valorizado por nós e isso é errado, pois imagina o duro que é para um trabalhador, seja operário, empregada, etc..., ganhar pouco, não ter segurança, não ter bom plano de saúde, etc.
Então devemos valorizalos mais pelo trabalho que eles fazem.


Nayara Tamires 1EM A

Anônimo disse...

Na sociedade de hoje em dia não são todos os trabalhos que são valorizados como deviam ser , por exemplo : O Pedreiro deveria sem um trabalho muito valorizado porque é com ele que construímos as casas , escolas , hospitais , só que é um trabalho muito forçado e com isso é um trabalho que as pessoas não se preocupam muito , as pessoas não querem ter um trabalho pesado porque ela sabe que um trabalho pesado desse jeito ela não ganha muito bem e hoje em dia as pessoas se importam muito com o salário .
Aluno : Matheus Pinceta Tebaldi 1 EM-A

Maria Luisa disse...

Não, mesmo hoje com tanta evolução ainda existe uma desigualdade muito grande entre os trabalhos, como por exemplo um médico é muito mais valorizado do que um lixeiro,mas nós não podemos viver sem nenhum dos dois e nós precisamos tanto do lixeiro quanto do médico. O médico cura nossas doenças e se não tivermos o lixerio que passanas nossa ruas recolhendo o lixo, como ficaria nossa cidade e nosso bem-estar? Haveria uma grande proliferação de doenças transmitidos por ratos e baratas que fazem do lixo a sua moradia.

Maria Luísa 1º EM - A

Henrique Giacomini disse...

Não, existem muitas profissões que são essenciais para a formação de uma sociedade que não são valorizadas, devidos o seu salário muito baixo que é imposto pelas pessoas, como garis e domésticas, que não da nem para sustentar a própria casa. Ao contrário de outras profissões (médicos e engenheiros) que não precisa de um mínimo de esforço ganham muito dinheiro em pouco tempo por estar em empregos valorizados pelas pessoas da sociedade.

Henrique Giacomini 1º EM A

Vinícius Davidosiki disse...

Não, enquanto alguns trabalhos são supervalorizados, vários outros sofrem preconceito social com repercussões econômicas dês do tempo do Brasil Colônia. Em muitos casos, o salário é inversamente proporcional á carga horária, mostrando que, nesses casos, o trabalhador desvalorizado sofre com condições muito mais rígidas do que a minoria que exerce cargos superiores na hierarquia trabalhista.
Como apresentado no vídeo, o operário tenta lutar pelos seus direitos, mas a elite acaba por conte-lo. Porém, a grande injustiça, é que, as classes menos remuneradas são a base da sociedade, sendo que, sem elas, as profissões mais estimadas e ressarcidas estariam condenadas a extinção.

Vinícius Guilherme de Almeida Davidosiki - 1 EM A

João disse...

Hoje em dia, existe a maior variedade de trabalhos, que são essenciais para a vida na sociedade, e muitos desses trabalhos não são valorizados como devem ser valorizados, são trabalhos arduos, que tem que ter nossa admiração, enquanto outros são valorizados além do normal, não podemos fazer desigualdade, cada um tem sua devida importância e deve ser respeitado e bem valorizado.

João Victor Zamperlini 1ºEM A

Anônimo disse...

Não. Uma grande parte dos trabalhos a uma grande desigualdade que apesar dos esforços que trabalhadores que acordam muito cedo trabalhando mais de oito horas por dia para ter o que comer e que algumas vezes essa pequena quantidade que os trabalhadores conseguem não e suficiente para comer o mínimo, sendo assim infelizmente as pessoas que não conseguem uma condição mínima de estudo acabam sendo excluídos da sociedade

Fabrício M. Tuda 1EM A

Rafael Davidoski (DONO) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Davidoski (DONO) disse...

Não.Há trabalhos em que as pessoas ganham mais trabalhando menos,e pessoas que trabalham até 12 horas por dia que ganham apenas 1 salário minimo.Esses empregos infeiores são a base dos cargos maiores, mais muitas vezes eles não são reconhecidos como uma profissão digna.Cada emprego depende do outro, mas alguns empregos que exigem pouco esforço e são supervalorizados enquanto outros exigem as vezes o dobro ou o triplo de esforço e são desvalorizados.

Rafael Davidoski 1º EM-A

DanT0z0 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DanT0z0 disse...

Não, muitas profissões não são bem remuneradas, e algumas que não requerem esforço e o salário e altissímo. Hoje, muitos recebem pouco, e poucos recebem muito, não há uma valorização do trabalho, um reconhecimento de sua profissão.

Danilo Mariano, 10
1ºEm A

Thaisa Martarelli disse...

Todos os trabalhos são dignos,mas nem todos são valorizados. Os trabalhos mais difíceis e mais árduos são menos reconhecidos e menos remunerados,ou seja as pessoas trabalham muito e ganham pouco. São: os gari,trabalhadores rurais,trabalhadores das construções civis,... não são reconhecidos,além de serem descriminados e talvez até tratados como seres inferiores pelo emprego que exercem. Espero que no futuro o governo e a população valorize esses trabalhadores pois todos os empregos são dignos não importando o que exercem.
Thaisa Martarelli 1 EM - A

Mariana disse...

Não, porque quanto mais humilde e sem estudo é o cidadão, mais pesado e desvalorizado é o seu trabalho. A sociedade não vê que tudo é um elo onde todos dependem de todos, exemplo: o engenheiro depende do pedreiro para erguer sua obra e o pedreiro depende do talento do engenheiro para ganhar seu dinheiro.
Todas as profissões, independentemente da sua importância, devem ser valorizadas.
O que deve ser feito é todos terem um salário justo, não importando a profissão que cada pessoa exerce.

Mariana Cristina Oliviere 1EM A.

tpiekarsky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tpiekarsky disse...

Não . Hoje em dia , os trabalhos mais pesados são os menos valorizados . As pessoas não os valorizam , porém , não vivemos sem esses profissionais , que na maioria das vezes são tratados de forma "diferente" pelo serviço que exercem . Infelizmente , o que importa hoje , é o salário e o nome de sua profissão : compare um empresário e um gari ; concerteza algum deles terá mais peso , apesar das suas profissões serem dignas e necessárias para sociedade .

Taise Piekarsky - 1 EM A .

Anônimo disse...

Não,pois tem trabalhos que necessitam de muito esforço e são desvalorizados, por causa que a pessoa não tem estudo e são simples de tudo, e também tem trabalhos que necessita pouco esforço que são valorizados.

Aluno: Victor Hugo Tonin 1 EM A

Cristiane disse...

Ainda hoje existe alguns trabalhos que não são valorizados, pessoas trabalham muito e ganham pouco, em algumas áreas os direitos também são deixados de lado, pessoas simples, com profissões simples não são muito valorizadas na sociedade em que vivemos, as vezes profissões que passam despercebidas, são mal valorizadas e essenciais, por exemplo, diaristas, empregadas domésticas, porque sem elas, muita gente ia ter que fazer o serviço doméstico, professores, que são a base de qualquer conhecimento, garis, sem eles nossa cidade seria puro lixo...
As pessoas deviam reparar mais a sua volta e deixar de lado o próprio umbigo.

Cristiane Volantchuk 1 EM-A

Carolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Léo disse...

Não,tem trabalhos em que as pessoas trabalham o dia inteiro e mal conseguem sustentar a sua familia, e outros q exigem menos esforços e conseguem levar uma vida luxuosa.Há trabalhos também que são discriminados devido suas funçoes e sua mão de obra,um emprego é dependente do outro se não existisse os empregos mais baixos talves não existiria os cargos mais altos.


Leonardo Manosso de Godoi 1 e.m A

Carolina disse...

Não. Não são todos os trabalhos que são valorizados. As vezes tem pessoas que trabalham horas, dias, meses, e não recebem nem metade do salário que deveriam receber. E muitas vezes, além de não receber o salário, pelo esforço e dedicação, as pessoas humilham o trabalhador.
Carolina Floriani 1B

Tainara Larissa disse...

Não, infelizmente não se é dado o valor devido para certas profissões. Um exemplo seria os professores, que estudam e se formam pra ensinar, se não fosse pelo trabalho deles, ninguém aprenderia a ser o que é e não teria uma profissão. Isso é injusto, porque o trabalho que exige força, exige um esforço físico maior, merece receber a quantidade que recompense tudo isso. Onde está a igualdade? Pessoas de classes mais baixas tem sido excluídas da sociedade apenas por preconceito, porque muitas vezes, aliás, na maioria das vezes, o trabalho mais pesado fica pra eles.

Tainara Larissa R. Souza 1º B

Anônimo disse...

nem todos os trabalhos são realmente valorizados hoje em dia, tem muita gente ai que ''rala'' o dia todo pra poder pelo menos ter o que comer em casa e não são bem pagos por isso, e muita gente que não faz nem um trabalho digno que ficam ai cheio do dinheiro.
Ana Carolina Pacheco, 1° EM - A

Anônimo disse...

Não , pois ainda , infelizmente , existe desigualdade social que acaba deixando os trabalhos que exigem um maior esforço fisico com menor preço , e trabalhos mais “fáceis” (visto pelo lado dos operários) recebendo um preço mais elevado , desfavorecendo o operário , e claro , o nivel social e bem mais reconhecido de um empresário do que de um operario . A sociedade com seu egoismo acaba excluindo os menos favorecidos , e favorecendo as pessoas de “melhor” emprego .
Nome : Lucas Pinceta Tebaldi 1 EM A.

lai lazarini :) disse...

Não, nem todos os trabalhos são valorizados, basta a pessoa exercer um cargo que tenha um nome mais "forte" que ele é mais valorizado na sociedade. Normalmente os trabalhos que requerem mais esforços são os menos valorizados.

Laiane Lazarini 1 EM A

Emily Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emily Rodrigues disse...

Não, infelizmente os trabalhos não são devidamente pagos, existem pessoas que trabalham o dia e a noite correndo riscos de vida e vivem em condições miseráveis.
Muitas vezes dependemos dessas pessoas. Ex:Garis, empregadas domésticas e etc. e não damos o valor suficiente.
Só damos valor quando precisamos desse trabalho e quando conseguimos não damos mais valor a ele.

Emily R.Rodrigues de Souza
1 EM B

Deh ! disse...

Hoje em dia nem todas as profissões são valorizadas, as vezes uma profissao que requer menos esforço é mais valorizada. A desigualdade é muito grande, no tempo de hoje se voce tiver nome, estudo, voce conssegue muita coisa, muitas vezes, pessoas muito mais inteligentes ficam pra tras, por falta de recursos.
O mundo hoje devia valorizar cada pessoa que é batalhadora, que dao duro para manter sua familia.Deviam ter melhores salarios e mais beneficios.

Anônimo disse...

Não, apesar de todo nosso avanço, ainda existe a tal da desigualdade.O humilde operário que é retratada no poema de Vinícius de Moraes, diz tudo a respeito da desigualdade do reconhecimento dos trabalhos,muitas pessoas trabalham em cargos de grande importância na sociedade e não trabalham tanto assim como um humilde operário,ou uma empregada domestica,ou qualquer outro cargo,menor valorizado, sendo que eles trabalha mais, trabalham horas e horas embaixo do sol, de chuva, ganham um misero salário, e não se queixam enquanto muitas pessoas reclamam porque abaixo o salário ou não quis pagar mais, um belo exemplo é a nossa carismática Hebe Camargo, o Gugu também, assim como outros artistas. Jamais que um operário, ou qualquer outra pessoa que possui um cargo inferior menos reconhecido e valorizado,poderia fazer uma exigência de maior salário,ou não querer que seu salário seja diminuído. Achei na internet uma mulher falando sobre o ato de Hebe Camargo ter saído do SBT por causa do dinheiro,nessa critica abordada por Reginalda podemos compreender mais ainda o mundo real, e o tamanho da desigualdade social e salarial.
‘’Ou Hebe minha querida venha aki … como pode vc ganhar tento dinheiro assim e ainda tá reclamando 500. mil reais é muito dinheiro e agora com a proposata de 250 e vc ainda achando pouco ô querida como pode eu aqui com uma salario de 510,00 formada professora e cursava o primeiro periodo de espanhol e letras e agora acabei de trancar a faculdade , por não poder pagar tive que escolher ou comer ou fazer faculdade e ainda vem a senhora querendo ganhar tanto dinheiro ? é por conta disso que o país tá ai na miséria vc tem relogio de ouro e não pode usar , tem carro blindado e não pode andar , poís os menos favorecidos da vida que a sociedade chama de marginal não deixa vcs em paz , por não achar justo país injusto ums com tanto outros com nada … querida a senhora não tem vegonha de ser rica não ? em um país de carnaval e futebol , país que quem manda é bandidos , junto com jogadores que consideramos jogadores de futebol que dão um mal exemplo para nossas crianças , querida o que a senhora tem feito por nós do nordeste que sabemos o que é fome e miséria ? por isso que a cada dia o Brasil só tem a piorar por conta de pessoas como vcs que se dizem famosos que só olha para o proprio umbigo como faustão que fiquei sabendo que ganha 4 milhoes por mês .. uma vergonha ai como sobra para pagar o salario minimo , sem falar nos politicos do tipo tiririca que é analfabeto e tranbiquerio falcificou um certificado de alfabetizado para entrar no congresso nacional , como se não bastasse os palhaço que já tinha lá ainda chega outro palhaço e tranbiqueiro é uma vergonha , país que valoriza um simples aprensentdor de televisão e que não valorisa uma educação de qualidade , fica pagando uma bolsa familia para enganar os pobres e miseraveis do nordeste .. O Hebe venha fazer seu programa aki no nordeste e saia do glamur que a senhora vive , passe um dia na minha casa que já fez 30 anos que meu café da manhã é cuscuz com leite sem direito a nada mais pois não posso , só como 10 gramas de queijo de 10 em 10 anos e vc pisando em ouro se eu fosse vcs eu teria vergonha de ser rico em um país de tanta miseria !!’’ Reginalda
Faço das palavras da minha cara Reginalda as minhas também!


Mikaela Beletato 1 EM -A

Deh ! disse...

Hoje em dia nem todas as profissões são valorizadas, as vezes uma profissao que requer menos esforço é mais valorizada. A desigualdade é muito grande, no tempo de hoje se voce tiver nome, estudo, voce conssegue muita coisa, muitas vezes, pessoas muito mais inteligentes ficam pra tras, por falta de recursos.
O mundo hoje devia valorizar cada pessoa que é batalhadora, que dao duro para manter sua familia.Deviam ter melhores salarios e mais beneficios.


André Henrique Lopes dos Reis. 1 EM A

Anônimo disse...

Infelizmente muitas vezes a sociedade cria a concepção de que somente aqueles que são doutores, engenheiros, advogados, médicos são profissionais que devem ser valorizados, quando na verdade todos os trabalhos são dignos e existem profissionais que são extremamente necessários para a manutenção da sociedade, os quais muitas vezes trabalham o dobro, em condições precárias, arduamente pra conseguir o seu sustento. Ou seja, independente da profissão cada pessoa tem seu papel na sociedade, e cabe a nós valorizar o esforço o trabalho de cada pessoa.

Giovana Mª. de Oliveira Silva 1º EM A

Unknown disse...

Hoje em dia nem todas as profissões são valorizadas, as vezes uma profissao que requer menos esforço é mais valorizada.E temos em nosso mundo uma desigualdade muito grande,pois tem muitos trabalhores que sofrem, trabalham mais de 12 horas por dia e não possuem um salário correspondente ao seu trabalho.
Para mim cada trabalho requer o seu esforço e por isso teria que ter um salário mais digno para sustentar as suas familias.

Anônimo disse...

Hoje em dia muitos trabalhos são desvalorizados, não são bem remunerados e muitas vezes se sujeitam a riscos. As pessoas na maioria das vezes julgam as outras pelo que fazem acham que um médico tem mais caráter que uma empregada domestica, mais no mundo atual não podemos ver as profissões, pois todas são dignas e justas de um bom salário. E a cada dia que se passa devemos valorizar todas as profissões, pois a partir delas novas portas podem se abrirem.
Isabela de Jesus Sanchez
1ºEM A

Anônimo disse...

Os trabalhos mais pesados nao sao reconhecidos somente por aspectos nem tao importantes, as vezes as pessoas ficam la so sentadas sem fazer quase nada e sao muito mais resconhecidas do que outras que ficam horas e horas trabalhando e se dedicando ao trabalho pesado, e so por causa da condiçao financeira que ela possui, o que eu acho errado, pois o que temos que dar valor nao damos.


Rafaela Modesto Maiola 1 EM - A

Anônimo disse...

Não, pois cada serviço ganha um tipo de salário como por exemplo: em uma empresa cada um recebe seu salário dependendo do seu setor, um advogado ganha bem mais que um lixeiro e ambos são importantes pra sociedade e suas profissões não são igualmente valorizadas.
Maisa Michaela Belo
1ºEM A

Anônimo disse...

sao pessoas qe as vexs o trabalho não éo valor qe divia a ser pago,mais mesmo asim trabalham pois vivem doque trabalham ,é o sustento da famlia.Pois se não ficar seim emprego acaba prejudicandu a si mesmo e sua familia.



Iuri Rodrigues Scarpellini 1EM B

Anônimo disse...

Todos os trabalhos humanos sao igualmente valorizados?Por Que?

Não,pois o que leva a sociedade a pensar que um trabalho e inferior é simplesmente o nível de educação que se usa para um determinado trabalho e/ou profissão ,um exemplo disso é o médico que em termos corriqueiros é um cara que estudou ou estuda muito e vai usar toda essa informação para salvar vidas . Já o nosso querido profissional o operário ,não vai usar muito do que ele usufruiu na vida escolar ,pois vai exercer uma vida de trabalho "manual" ,ou seja, o uso da força física ,porque ele vai estar trabalhando(construindo) para alguém que planejou o que ele vai construir (o engenheiro ou arquiteto).
Outro ponto é o título que uma pessoa recebe , que também pode ocasionar em desigualdade, (o nome do grau acadêmico do individuo) vamos pegar como exemplo um professor de história e um doutor de história ,adivinha quem vai ganhar o vaga em uma unidade escolar primeiro ...O DOUTOR ,por que ?, pelo simples fato de ele possuir o grau acadêmico mais elevado que o do professor e isso vale para o mercado de trabalho e para a forma de vista de como se é visto pela sociedade!

Sean Nakamura Sena . nº41
1º EM A

Ana Carolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Carolina disse...

O autor Vinícius de Moraes retrata em seu poema a realidade que muitos operários vivem hoje. O fato de eles estarem sempre presentes, de forma humana ou modo representativo nas obras, os fazem pessoas que merecem uma maior valorização. O patrão não reconhece o trabalho de seus empregados e o tal não se esforça tanto pra que tenha uma vida confortável, já os empregados sofrem, vivem muitas vezes comendo somente pão, não são valorizados por seu trabalho brutal. De acordo com o poema de Vinicius de Moraes pode se afirmar que não, os trabalhos humanos não são igualmente valorizados. Enquanto o operário luta todos os dias, muitas vezes sendo bóias frias, e recebe o que pode se dizer que representa uma porcentagem pequena de um salário equivalente ao que se é justo, os patrões muitas vezes nem precisam usufruir de sua força brutal para realizarem seus trabalhos e recebem um grande quantia, um valor que deveria ser reavaliado. O fato das empresas de construções levarem toda a fama e mérito pelas obras construídas também faz parte deste assunto, muitas vezes as pessoas que moram em uma casa, nem sabem quem foi a pessoa que levantou todos os dias e foi lá para construir uma moradia onde a pessoa se orgulhasse de morar, e também não sabem quem foi a pessoa que colocou a mão na massa e levantou tijolo por tijolo, colocou telhas e mais telhas no lugar.
Pessoas que possuíram um grau maior de escolaridade são pela maioria das vezes as que recebem uma maior recompensa por seu trabalho, é correto que pessoas que não se esforçaram tanto sejam menos recompensadas, pois sua dedicação foi menor, mas existem pessoas que não tiveram oportunidades e por isso não chegaram ao ponto desejado. A questão da carga horária também deve ser vista novamente, muitas pessoas que trabalham 3 horas por dia ganham o dobro ou muito mais que aquela que passa metade do seu dia trabalhando, deixando seu lazer, sua família porque precisa de seu emprego para que possa sobreviver.
“O que seria do empreendedor sem o trabalhador? O mesmo que uma lanterna sem luz, nada. Por isso o trabalhador merece ser valorizado.”
Esta frase mostra realmente como o trabalhador deveria ser valorizado. Comparado com a luz, a falta do trabalhador tem um impacto maior na sociedade. O trabalhador também poderia estar relacionado com o alimento, pois sem o alimento, nós seres vivos que precisamos nos alimentar estaríamos em situações precárias, assim também ficarão os empreendedores sem os trabalhadores, e é uma situação real que pode acontecer, onde não houver uma valorização ao empregado. Isto só não acontece em grande proporção, pois a pequena quantia recebida muitas vezes é a que sustenta uma casa. É este salário que possibilita que uma família exista, e é este mesmo salário que falta para que pessoas de péssimas condições sociais sejam felizes.
“Notou que sua marmita. Era o prato do patrão. Que sua cerveja preta. Era o uísque do patrão. Que seu macacão de zuarte. Era o terno do patrão. Que o casebre onde morava. Era a mansão do patrão. Que seus dois pés andarilhos. Eram as rodas do patrão. Que a dureza do seu dia. Era a noite do patrão. Que sua imensa fadiga. Era amiga do patrão.” Avaliando este pequeno trecho do poema o qual está sendo trabalhado, é possível ver claramente a diferença entre as condições sociais do empreendedor e do empregado. Logo é comprovado também a diferença entre a valorização financeira a qual as duas classes são submetidas. Um quesito que tornou maior a desvalorização do trabalho humano foi a invenção de vários produtos tecnológicos, como computadores, máquinas, entre outros. Mas as pessoas que são apenas beneficiadas com este tipo de invenção não levam em consideração o fato de estes produtos substituírem a mão de obra, e deixar muitas pessoas desempregadas.

“Os trabalhadores mais incapazes são sistematicamente promovidos para o lugar onde possam causar menos danos: a chefia.” ( Scott Adams) - Portanto os mais capazes, são aqueles que sofrem mais e são desvalorizados.

Aluna: Ana Carolina Roberto da Rocha.
Série: 1º EM B.

Gabriel Bermudes disse...

ainda existe sim uma grande desigualdade nos trabalhadores,o cara la é dono de uma empresa mas ele nao faz nada la quem faz é o seu empregado que acorda de madrugada e fica la o dia inteiro pra no fim do dia receber o que quase nem paga sua alimentaçao,enquanto o folgado do dono da empresa acorda a hora que quer e chega a hora que quer no serviço e sai tambem a hora que quer,é isso a minha opiniao e acho que isso pra ser todos os salarios iguai é bem dificil mas pelo menos ajustar os salarios menores para que fiquer a um valor bom para a pessoa sobreviver
Gabriel A.Bermudes de Faveri 1EM-A

Anônimo disse...

Não, hoje em dia tem trabalhos muito pesados, difíceis, que o ser humano pode muitas vezes nem aguentar, e não recebem absolutamente nada ou bem pouco. O trabalho é uma coisa que a sociedade faz para poder sobreviver, mesmo não gostando tem que trabalhar para sustentar a sua casa, sua família. Por isso acho que todo trabalhador deveria receber muito bem, por que não é uma coisa fácil e é para qualquer tipo de trabalho, esse negócio de trabalhar mais e receber menos não é justo, não é certo. Nós também temos que viver e não apenas sobreviver.

Aline de Lima 1ºEM B

Anônimo disse...

Não,pois nao sao todos os trabalhos que sao valorizados!Apesar do Brasil ser um pais muito valorisado,ele ainda nao superou essa fase de descriminaçao por empregos.Não é porque uma pessoa tem tal emprego que ela é um marginal ou coisa do genero!
tem gente que trabalha umas 10 horas por dia e ganha R$10,00 mal dá para se alimentar imagina se é uma pessoa que tem vários filhos.
Aluna:Gabryela Batistão De Assis
1º Ano EM-B

Anônimo disse...

Existem poucas profissões que não são valorizados , infelizmente a desigualdade ao valorizar um emprego digno , mas a mão de obra é baixa.
cada pessoa tenta exercer um cargo acima do que se atua para ter um salário mais digno , nós sempre ouvimos falar das pessoas que sofrem comendo com o dinheiro do dia e uns despejados a não pagar alugueis e contas mas como essa pessoa irá pagar sem um trabalho digno com um salário razoavel pois sabemos que é muito dificiul viver com um salário minimo , imaginamos aquelas pessoas que se ralam para ganhar uma miséria dizemos.
No entanto a minha opinião que a mão de obra precisa ser mais valorizada com um salário digno ,com um bom estudo para as condições financeira seja mais mais boa .

Gabriel Victor de Lima Campos 1em - A

Anônimo disse...

Eu acho que não , porque as pessoas que trabalham em escritórios e empresas são os mais valorizados , eles tem melhores condições , planos e salários melhores .
Existem outros que não são valorizados como o trabalho de muitos operários trabalham nas piores condições os salários são muitos baixos e etc..
Na verdade todos os trabalhos precisavam ser valorizados não havendo desigualdade salarial que hoje existe muito , as pessoas iriam ser iguais enter si observando pelo ponto de vista de classes sociais , pois o salários seriam quase todos iguais , e as pessoas teriam acessos a muitas coisas.
Lorena Carrero de Paula 1ºEM- B

Stephanie disse...

Não,acho que o ser humano acaba não sendo valorizado como realmente deveria ser. talvez por falta de preparo,de ter oportunidades para conseguir um emprego melhor.Mas mesmo assim,essas pessoas que não conseguem ter um emprego bom, acabam sendo desvalorizadas,sofrem preconceitos, e acabam não tendo um futuro melhor.

Anônimo disse...

Cada trabalho possui a sua particularidade e seu risco, mas a desigualdade na valorização do trabalhador é muito grande. Hoje em dia é preciso investir muito nos estudos para se ter um bom emprego e, mesmo assim, ainda corre-se o risco de não ingressar no mercado de trabalho.
A desigualdade entre as pessoas, a cor da pele, se ela é pobre ou não, tudo isso prejudica todos nós na hora de escolher um trabalho.

LUCAS HONMA MATUNAGA Nº19 1° EM "B"

Nathaly Gabriela disse...

Infelizmente nem todos os trabalhos são valorizados, por serem menos ''importantes'', como exemplo ouça a música de Zé Ramalho- Cidadão em que a letra tem uma história muito parecida com o poema, e na minha opinião, por mais baixo que seja, todo trabalho deve ser valorizado, porque possui dignidade.

Náthaly Gabriela Picoli
1º EM B

Anônimo disse...

Não. Não são todos os trabalhos que são valorizados. Muitas vezes os trabalhos mais pesados, as pessoas ganham menos e muitas vezes das desvalorizados por isso. Cade a igualdade? Um professor, por exemplo, não ganha o que deveria ganhar, pois ele estuda e ainda trabalha para ensinar as pessoas e não é valorizado por isso.
Renata Sardinha Pereira. 1EM B

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ariélle Silvério disse...

Nem todos trabalhos são valorizados de forma igual. No mundo capitalista, o qual vivemos hoje, ainda sofre desigualdades e elas não são poucas. Uma das maiores desigualdades encontradas são em relação ao trabalho e como ele é valorizado.
Algumas pessoas trabalham de forma "pesada", fazendo muitos esforços, o que exige um bom preparo físico e nem por isso ganham mais do que as pessoas que trabalham em escritórios e não precisam de esforço algum.
Em alguns pontos a valorização do trabalho está correta, que é o caso de pessoas que não terminaram o ensino médio ou que não cursaram uma faculdade e sendo assim eles recebem menos do que aqueles que tiverem toda uma estrutura de ensino completa. Mas no ponto que diz a respeito da força, eu acredito que é uma grande desigualdade. Porque muitas vezes o trabalhador se submete a esforços até maiores do que este pode aguentar, enquanto outros como secretárias(os), vendedores e etc; que quase não usam esforços, ganham mais.
Ariélle Silvério 1ºE.M

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Não.Vivemos em um país onde a desigualdade impera.Temos uma das piores distribuição de renda do mundo,onde uma pequena minoria da população detêm a maior parte do dinheiro em circulação,sem contar que ainda nos dias de hoje temos em nosso país ''trabalho escravo'',ou seja,pessoas que trabalham sem remuneração e ás vezes apenas em troca de alimento.Classes trabalhadoras menos favorecidas de formação,também trabalham em cansativas jornadas por salários meldicres.
Acredito que cada profissão têm a sua importância para toda a sociedade e que cada um deveria ser valorizado e recompensado de maneira honesta,para que haja um certo equilíbrio social e justo.


Larissa Thieme Akimoto - 1 EM B

Emily disse...

Não, os trabalhadores não são igualmente valorizados. Um homem que tem curso superior, um nome poderoso, status social, é bem mais valorizado do que um pobre coitado que não mede horas, nem temperatura e circunstâncias para conseguir sua pequena recompensa. Mesmo com tanta luta para a justiça igualitária, ela ainda não foi alcançada. Um dos vários motivos é a suposição de que as pessoas mais estudadas tendem a ter uma maior experiência, maiores conhecimento e habilidade com determinadas circunstâncias. Ele batalhou, mesmo jovem, estudou, se dedicou e formou-se para que pudesse ter uma melhor condição de vida. Mas contradizendo todas essas idéias, um homem bem vivido, que seus conhecimentos foram atingidos por tempo e prática, aquele mesmo homem que necessita de uma boa jornada de trabalho para que sua humilde família tenha condições “decentes”, também deveria ter o mesmo direito. Deveria ser tratado no mesmo patamar, ter as mesmas regalias e talvez até salário. O trabalhador tem que ser avaliado pelo seu conhecimento, independentemente do lugar o qual ele foi adquirido.
Vivian de Fátima Teixeira Thomáz, 1ºB.

Anônimo disse...

Não.Ainda existe uma grande desigualdade no contexto profissional.Existem pessoas que trabalham pouco e ganham muito e há pessoas que trabalham muito e que ganham pouco.Até hoje nos dias atuais,se têm pessoas trabalhando por troca de alimento,moradia,o que não poderia acontecer.
Cada um tem sua devida importância e deve ser respeitado e bem valorizado.

Camila Piassa Barbosa - 1 EM B

Anônimo disse...

Não, pois existem varios trabalhos que não são valorizados, como os garis, que são muitas vezes menospresados por muitas pessoas, mas eles fazem um dos trabalhos mais importantes para a sociedade e o salario sao baixos. Outro exemplo são os policiais que pelo esforço, dedicação, empenho, coragem e amor ao trabalho e as pessoas, recebem muito pouco para salvar vidas e arrircar a sua propria vida, por isso alguns são corrunpidos e como varias outras profissoes, como professores, garipeiros, operarios entre outras, enquanto outros não tao importantes(e não querendo desvalorizar) ganham muito mais, como o futebol, que jogadores ganham 1.000.000,00 por mês. Bom espero que melhore.


Mateus Pimenta de Castro. 1º EM B

Anônimo disse...

Não, hoje em dia há muita desigualdade social, muitos trabalham para colocar comida na mesa enquanto uns roubam na maior facilidade, todos tem direitos iguais mais nunca sao respeitados!
O mundo de hoje é tudo muito esquisito a desigualdade fala mais alto! Nem todos ganham o que precisa muitas vezes é pouco e ainda fazem de tudo para guardar um pouquinho do dinheiro que sobra! Muitos se prende a um trabalho para prestar dividas e se acaba aos poucos com tanto trabalho pesado! O mundo devia ser mais justo! A igauldade devia prevalecer ao trabalho do ser humano!
Nathyane Kaísa Betiate n.25
1 E.M. B

Anônimo disse...

O operario em construção nos dá um grande exemplo de que devemos valorizar o nosso trabalho, porque quando ele é feito com dignidade, esforço e honestidade, mesmo sendo um trabalho humilde e mal remunerado é com certeza de muito valor.
Através das nossas mãos conseguimos sustentar a nossa familia e colaborar até mesmo para o enriquecimento do nosso patrão. E sendo assim não devemos nos calar diante de pessoas que se aproveitam das outras, humilhando e não remunerando justamente o seu trabalho.
Esse operário nos mostrou que a melhor construção que ele fez, foi dentro dele mesmo por ter percebido o grande valor que ele tem.
Todos nós devemos nos valorizar e fazer a diferença onde estivermos.
Eduardo Augusto Marcon 1 EM B

Unknown disse...

Não, muitas veses não são igualmente valorizados. pois tem pessoas com cargos difíceis e recebendo menos, bem menos que um advogado por exemplo!

Luiz Felipe 1º EM A

Unknown disse...

Verdade..

Unknown disse...

Verdade..