" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Professora SIRLEY

Professora Sirley,

Hoje queremos fazer uma oração especial por você.
Você que nos ensina Geografia e, principalmente,
nos ensina valores cristãos, sendo modelo para nós.

Senhor, nosso Deus,
cuida da nossa Professora,
que a vida dela continue repleta da Tua presença,
do Teu amor e da Tua sabedoria.
Amém.

Professora MORGANA



Professora Morgana,
você tem em suas mãos o poder de mudar o mundo,
o nosso mundo,
a nossa história.
Obrigado por nos ensinar
e por ter escolhido essa profissão tão importante.

Professora ANNE


Ser professor/a é apontar caminhos,
deixar que o aluno caminhe com os seus próprios pés nos caminhos da Paz
e na liberdade dos Sonhos.

O seus ensinamentos e as suas histórias nos inspiram na arte da vida.

Parabéns pelo seu dia!

Professora LEILA PRYJMA



Ser professora é importar-se com o outro
numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara
que necessita de atenção, amor e cuidado...

Agradecemos por você ser uma professora assim:
atenciosa, amorosa e cuidadosa conosco.

Professora MARIA ALICE



Our special and dear English Teacher MARIA ALICE,
we love you and your classes.
Thanks for all...

Professora DENISE MARTINS

"Um mero professor apenas aponta o caminho das estrelas,
um professor de verdade ajuda a alcançá-las".


Parabéns, Professora DENISE,
por nos ajudar a alcançar o pódio nos esportes, e,
principalmente, na vida.

PROFESSORA SANDRA ROCON


Professora SANDRA ROCON, agradecemos por cada ensinamento, por toda orientação e, principalmente, por se importar conosco.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Atividade para o 1EM

Pessoal, acho que desta vez dará certinho...
Conforme explicado em sala de aula, você deveria entrevistar alguém com idade superior a 60 anos e perguntar-lhe sobre como era o período em que iniciou sua vida profissional. Registre aqui no blog o que seu/sua entrevistado/a destacou. Preserve a identidade do entrevistado. No seu relato da história, não é preciso dizer quem é a pessoa. Faça assim para identificá-la: se você entrevistou seu avô, se ele tem, digamos, 65 anos, e lhe disse a/as profissão/ões que exerceu, anote dessa forma:
AC (as iniciais do nome dele), 65 anos, marceneiro.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Operário em construção



Após assistir a este vídeo responda:
Todos os trabalhos humanos sao igualmente valorizados? Justifique sua resposta baseando-se na realidade retratada no poema de Vinícius de Moraes:

terça-feira, 15 de março de 2011

Discurso Marthin Luther King (legendas português)


Postei o vídeo I have a dream (Eu tenho um sonho) separadamente pois o acesso abaixo ficou inviável.
Faça sua resposta na postagem anterior.

AS DO 1o. EM



Filme: À Procura da Felicidade


Chris Gardner é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda, sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor que lhe dê um salário mais digno. Despejado, passam a viver em abrigos, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de melhores dias.



I have a dream (Eu tenho um sonho)
Martin Luther King
Responda:
Que diferenças você percebe entre o sonho do personagem Chris Gardner do filme À procura da felicidadade e o sonho de Martin Luther King?


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

1a. atividade 2011 (1o. EM e Terceirão)

Mais uma vez quero desejar-lhe BOM RETORNO!!!


Alguém que sonha e deseja construir um futuro profissional de sucesso precisa ter consciência de que para tanto deverá traçar um planejamento pessoal.
No seu caso, estudante de Ensino Médio, este planejamento precisaria contemplar quais ações?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Entrega da carta aberta contra cotas raciais (ATIVIDADE PARA O TERCEIRÃO)


Assista ao vídeo acima e responda:
VOCÊ TERIA ASSINADO ESTA CARTA ABERTA CONTRA AS COTAS RACIAIS? POR QUE?

domingo, 24 de outubro de 2010

ATIVIDADE PARA O 1o. EM


Estudamos até este momento que as principais regras de convívio social nos são passadas pela família e pela escola. Dentro das redes de relacionamento virtual, essas influências não são imediatamente visíveis.


Há regras de convívio também no mundo virtual. Nem sempre tão praticadas. Exemplifique uma prática não apropriada de postura virtual, evidenciando as consequências no mundo real:

ATIVIDADE PARA O 2o. EM


Segundo a diretora do escritório da OIT - Organização Internacional do Trabalho - em Brasília, Lais Abramo, no texto "Mulheres trabalham mais do que os homens, diz OIT" (disponível na apostila, p. 3), a mudança na distribuição do trabalho doméstico passa por uma "coisa complexa", uma "redefinição das relações entre homens e mulheres, uma parceria muito equilibrada entre os sexos no âmbito das famílias".


Em sua opinião, que tipo de comportamento individual, tanto feminino quanto masculino, e que transformações históricas seriam necessárias para alcançar um equilíbrio entre os sexos no âmbito das famíllias?

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ATIVIDADE PARA O TERCEIRÃO (valor: 60)


Apresente suas considerações para explicar um dos grandes contrastes sociológicos do Brasil, evidenciando possíveis causas para o nosso atraso social e o nosso sucesso econômico:

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA PARA O 2o. EM

Greve de médicos-residentes continua nesta quinta em todo o país

Categoria não aceitou proposta do governo; hospitais paulistas aderem

A greve nacional dos médicos-residentes continua nesta quinta-feira (18) porque a categoria não aceitou a proposta do Ministério da Saúde que ofereceu um reajuste de 20% na bolsa-auxílio de R$ 1.916,45, segundo a ANMR (Associação Nacional de Médicos Residentes). A categoria pede aumento de 38%, mais a instituição dos auxílios moradia e alimentação, além da correção dos valores futuros da bolsa-auxílio, usando como base a inflação e o aumento do salário mínimo. Ao menos 18 mil residentes aderem a greve, número equivalente a mais de 80% dos médicos residentes do país, de acordo com a associação.


A matéria acima foi retirada do site R7 Notícias, no dia 18.08.2010. Após a leitura, escreva um breve texto sobre a seguinte questão: A greve é uma forma de luta social legítima mesmo quando as empresas/sociedade/usuários se sentem prejudicados?

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

IDENTIDADE NACIONAL (1o. EM)


A questão nacional no pensamento social

A história do pensamento brasileiro está atravessada pelo fascínio da questão nacional. No passado e no presente, são muitos os que se preocupam em compreender os desafios que compõem e decompõem o Brasil como nação. E essa preocupação se revela particularmente acentuada nas conjunturas assinaladas e simbolizadas pela Declaração de Independência em 1822, Abolição da Escravatura e Proclamação da República 1988-89 e Revolução de 1930. Esse tema aparece nas produções de publicistas, cientistas sociais, filósofos, artistas. Em diferentes gradações, em várias linguagens, uns e outros passam por ele. A questão
nacional está sempre presente, como desafio, obsessão, impasse ou incidente.
IANNI, Octávio. Pensamento Social no Brasil. Bauru: Edusc, 2004, p. 24.




Como vimos, são várias as representações possíveis a respeito da identidade nacional. Mas, reflita o seguinte: será que os contrastes entre Sertão e litoral, civilização e barbárie ou afinidade entre ordem e progresso são hoje em dia vistas da mesma forma que no período indicado no texto acima?

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Atividade Sociológica para o 1o. EM

Muitas pessoas acreditam que as escolas identificam e selecionam os alunos com base em seu mérito e esforço individual e que o sistema educacional é uma fonte segura de mobilidade social ascendente. De acordo com essa visão, os melhores e mais inteligentes tendem ao sucesso acadêmico, sejam quais forem as suas origens econômicas, étnicas, raciais ou religiosas. O sucesso escolar seria, em grande medida, resultado direto do talento individual e do trabalho árduo.
BRYM, Robert et al. Sociologia. Sua bússola para o novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 416.

A origem (seja ela econômica, étnica, religiosa ou mesmo de gênero) dos estudantes tem influência no seu sucesso escolar?

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CULTURA


Você concorda com o fato de que cada cultura deva ser respeitada em todas as suas particularidades ou defende que, acima dela, existem direitos universais irrevogáveis?
Apresente argumentos que sustentem seu posicionamento.